Início Portugal Comida e Vinhos

Comida e Vinhos

Pequeno-almoço, lanches

É melhor numa pastelaria onde pode pedir torradas, umas sandes de fiambre ou de queijo e diversas pastelarias. Sandes mistas são uma combinação de fiambre e queijo – grelhadas são tostas.

Clássicos incluem croquetes, pastéis ou bolinhos de bacalhau, iscas de bacalhau, chamuscas, bifanas (fatia fina de carne de porco frita no pão) e prego (sanduíche de bife).

Há vários cafés típicos em Portugal: naturalmente o Café preto, o expresso (bica ou simplesmente café) ou um pouco mais fraco (carioca). Há também com um pouco de leite (conhecido por garoto em Lisboa e sul) ou servido num copo grande com leite (galão).

Pastelaria, bolos e doces

O pastel de nata é a confeção mais conhecida, mas há muito mais: queijadas de Sintra, Palha de ovos (tortas de ovo) de Abrantes, bolo de anjo, mil-folhas, grande variedade de biscoitos de amêndoa e o doce fino (de origem árabe) do Algarve.

Os ovos moles de Aveiro  é excelente, assim como os pasteis de Tentúgal e a broa de mel – pão feito de farinha de milho e mel sobretudo presente no norte. A Broa Doce é semelhante, mas contém frutos secos.

1
2
3
4