Início Portugal Comida e Vinhos

Comida e Vinhos

Pratos e especialidades

Muitas refeições começam com sopas extraordinariamente baratas e típicas. O caldo verde – um caldo de couve-e-batata, às vezes com presunto – é feito melhor no norte.

No sul, é sopa à alentejana, com alho e sopa de pão e um ovo mexido. Quase todos os lugares fazem uma sopa de base vegetal.

Na costa, o marisco é mais proeminente: caranguejos, camarões, lagostas, chocos, lulas, mariscos e enormes cracas são todos fabulosos (a maior parte no Algarve), e geralmente inclui a pescada, salmão, robalo e, no norte, truta.

O prato mais típico de peixe Português deriva do bacalhau salgado seco, que é muito melhor do que parece, alegadamente com 365 maneiras diferentes de prepará-lo – servido com ovo e azeitonas pretas, feitos numa torta — a lista é interminável.

Sardinhas assadas ou grelhadas fornecem um dos cheiros mais familiares e apetitosos do país, e no Algarve e em outros lugares que deve definitivamente tentar a cataplana.

Outras especialidades de marisco incluem uma caldeirada de peixe, e açorda (um guisado de pão rural tradicionalmente feito de pão misturado com ervas, alho, ovos).

Migas é semelhante, mas geralmente mais seco. Bifes grelhados ou fritos simples de carnes de bovino e carne de porco são comuns, enquanto frango é animada pela adição de piri-piri (chili).

A carne é geralmente melhor quando assada. Também é omnipresente o porco à alentejana (porco com amêijoas), como o próprio nome sugere de origem no Alentejo, e Rojões (pedaços de porco assado, servido com morcela) típico do Minho e Douro.

Leitão assado distintamente no centro particularmente nas Beiras. Servido fatiado e frio ou perto das brasas. Cabrito assado é onipresente nas zonas de montanha, enquanto especialidade das Beiras, chanfana (guisado de cabra), é servido numa panela tradicional.

Pato é normalmente desfiado e misturado com arroz (arroz de pato); coelho é servido nas áreas rurais (estilo do caçador, como um guisado). No entanto, prepare-se para um par de pratos especiais que a população local pode seduzi-lo para tentar.

 

Tripas do Porto pratos incorporam feijão e especiarias; enquanto cozido à portuguesa, é um cozido ensopado de desafiar o estômago em que não deve se surpreender ao aparecer nódulos de cartilagem ou mesmo uma orelha de porco.

Outros pratos tradicionais usam o sangue de porco ou frango como base – sarrabulho e cabidela – e a adição de outros condimentos podem transformá-los em algo muito delicioso.

O que acompanha quase todo o prato serão batatas, fritas no caso da maioria dos pratos de carne grelhada ou cozidas se for peixe.

Para a sobremesa, quase sempre terá salada de frutas, fruta fresca da época, listas de Gelado, pudim flan (crème de caramelo), arroz doce (pudim de arroz) ou torta de amêndoa.