Início Portugal Comida e Vinhos

Comida e Vinhos

Vinhos

Portugal é um centro de excelência vinícola reconhecido internacionalmente, como Alentejo, Bairrada, Dão, Estremadura, Douro e Ribatejo – tem atraído uma forte procura.

A maioria dos vinhos são feitos em pequenas cooperativas com variedades de uvas locais. Listas de vinhos portugueses não apenas se distingue entre o vermelho, branco e Rosé, mas o verde.

Alguns dos maduros mais conhecidos são da região do Douro: Planalto é um excelente branco. Os vinhos tintos da região do Dão (área entre Coimbra, Viseu e Guarda, em torno do rio Dão) têm um gosto como o de Borgonha.

Quinta de Cabriz de Carregal do Sal (perto de Viseu) é um excelente vinho do Dão. O Alentejo é outra área com uma reputação crescente – Reguengos e Monte Velho têm a força e corpo inteiro típico daquela região.

Entre outras regiões menores que oferecem vinhos interessantes são Colares (perto de Sintra), Bucelas na Estremadura (vinho branco seco) e Alenquer a partir do Ribatejo.

Vinhos verdes ligeiramente espumantes são produzidos em quantidade no Minho. São ótimos com marisco. Casal Garcia e Gato são as 2 marcas que vê em toda parte.

Caso contrário, os vinhos rosés portugueses são conhecidos no exterior, principalmente através da exportação espetacularmente bem-sucedida do Mateus Rosé.

Porto, o famoso vinho generoso, é produzido a partir de uvas cultivadas no Vale do Douro. Vinho da Madeira, da ilha atlântica semiautónoma de Portugal, é exportado para a Grã-Bretanha desde Shakespeare.

Também vale a pena tentar os vinhos de sobremesa (moscatel) de Setúbal, do Porto e Madeira.

Aguardente – incluem bagaço, aguardente de figo, ginginha (feita a partir de cerejas), e o Licor Beirão (uma espécie de conhaque com ervas).

No Algarve, as aguardentes mais conhecidas são o medronho e amarguinha, feito de amêndoas. Principais marcas de cerveja são Sagres e Super Bock. É a típica lager de estilo europeu (cerca de 5% álcool).