Açores Grupo Central Costa Ocidental da Terceira (Açores)

Costa Ocidental da Terceira (Açores)

Santa Bárbara

  • Coordenadas:38.696212, -27.338646

Das Quatro Ribeiras são 10 minutos para Norte, até à comunidade agrícola de Santa Bárbara e às suas casas pintadas de branco. Explore a região, terá acesso às mais belas vistas campestres da ilha Terceira.

A arquitetura da formosa Igreja paroquial de Santa Bárbara sugere século XVI. No interior, notará que os móveis na sacristia são feitos de jacaranda e outras madeiras tropicais.

Verá um órgão do século XVII – vinha numa nau que estava a ser reparada no porto de Angra; tinha como destino Macau. O bispo de angra apaixonou-se pelo órgão e pediu à Coroa que deixasse o órgão na Terceira.

 

  • Coordenadas: 38.690932, -27.354196

Desça em direção à costa, cerca de 3 km, até ao encantador Miradouro da Santa Bárbara, com área para lanches familiares e um pequeno campo de touros. Proporciona grandes vistas da brava costa ocidental e do imperioso oceano.

De regresso à estrada, uma placa de sinalização guia-o para a Serra de Santa Bárbara; tome a estrada lateral para ir ao topo da montanha.

 

  • Coordenadas: 38.711744, -27.324452

Após 5 km na estrada, por entre hortênsias para o interior da ilha, encontra o Centro de Interpretação da Serra de Santa Bárbara – espaço duma pequena exposição sobre a formação da ilha, da sua fauna e flora, explicada por um guia do parque, que é o maior natural dos Açores.

Deste modo, apreciará ainda mais a natureza que o rodeia na subida. Custa cerca de três euros.

 

  • Coordenadas: 38.729659, -27.318718

A dada altura a vegetação muda para a altiva criptoméria, e em cerca de 10 minutos verá o Miradouro da Serra de Santa Bárbara, o ponto mais alto da Terceira com uma visão ímpar da “manta de retalhos” sob o mar brilhante.

Se o dia estiver claro, verá outras ilhas do grupo central, nomeadamente São Jorge e o inconfundível Pico – mas se não for durante o verão, encontrará alguma neblina.