Início Açores Grupo Central Costa Ocidental da Terceira (Açores)

Costa Ocidental da Terceira (Açores)

Miradouro do Pico Matias Simão (Altares)

  • Coordenadas: 38.798585, -27.290800

A cerca de 10 minutos, para Oeste, atravessa a freguesia de Altares e vira para uma estrada de cascalho que o guia até ao Miradouro do Pico Matias Simão.

Vale a pena subir a pé o caminho até ao Pico, donde é agraciado com vistas de Altares restringida por campos agrícola e oceano. Poderá ser agraciado com a presença da ilha Graciosa e São Jorge. É na localidade de Altares que encontra o Restaurante Caneta, na rua As Presas – conhecido na ilha pela qualidade dos seus pratos.

  • Coordenadas: 38.791168, -27.305163

Experimente a regional Alcatra, aqui confecionado com carne de produção própria – as tábuas de carne também são boas.

 

  • Coordenadas: 38.791891,-27.260127

Biscoitos foi sempre intrigante por causa das suas origens vulcânicas. A última erupção foi em 1761, quando a lava escorreu da área em torno do Pico do Gaspar. Também é conhecido pelo seu vinho, Verdelho, que já era consumido nas grandes embarcações da Cruz da Ordem de Cristo (Época dos Descobrimentos).

 

  • Coordenadas: 38.792778, -27.258745

Em biscoito vire à direita, para a Canada do Caldeiro, donde conhece o Museu do Vinho. Com simpatia será-lhe explicado o processo da produção do vinho Verdelho.

Aqui o solo sempre foi difícil de trabalhar, para qualquer produto agrícola. O sucesso vinícola é o maior testemunho da resiliência dos locais. Francisco Maria Brum (1860-1928) começou a fazer vinho há mais de 100 anos e foi o primeiro a enxertar uvas após a praga de filoxera que dizimou as vinhas.

Curraletas
Curraletas

No final da localidade há uma pequena rotunda; vire à esquerda em direção ao mar para ver as vinhas, pequenas cintas de muralhas em forma de quadrados (curraletas) que correm para o mar.

 

  • Coordenadas: 38.803179, -27.257649

Vire para leste e continue em paralelo com o mar. Pouco depois do porto avista as instalações das Piscinas Naturais de Biscoitos e dos robustos penhascos que a protegem. As piscinas são vigiadas durante o período balnear. Com um bar, casas de banho, chuveiro e uma loja de turismo.

Se vier no inverno, interrogará a si própria como é possível tomar banho num mar tão tempestuoso. Se vier no verão verá um lugar idílico de águas pacatas e mornas, com um encantador pôr do sol. Neste sentido, faz justiça à personalidade terceirense.

 

  • Coordenadas: 38.791671, -27.224798
Ao tomar de volta a estrada, a Baía das Quatro Ribeiras fica apenas 5 km para Oeste, região de altas e íngremes arribas. Desça as escadas para encontrar das mais belas piscinas naturais da Ilha, de águas quentes – vigiada no verão com um café-bar.

  • Coordenadas: 38.786469, -27.191508

Se tiver tempo, aventure-se neste fantástico trilho, das Baías das Agualvas. Começa perto do Pico dos Loiros, e leva cerca de duas horas, passeando pelas tradicionais pastagens, o arvoredo endémico da ilha e perto de abruptas falésias. Está bem sinalizado e de acesso relativamente fácil.

 

Em contraste com outras cidades do arquipélago, Praia é sempre aberta e brilhante. Tem uma praça central e rua pedonal comercial. As extensas planícies desta metade oriental da ilha produziu grandes quantidades de trigo..
Dada a sua configuração renascentista é difícil não voltar aos tempos em que Angra era o centro do universo Atlântico. Negociatas e tesouros se reuniram ou passaram por aqui, tanto das Índias Orientais como do Novo Mundo.