Início Portugal Área Metropolitana de Lisboa Vila de Ericeira e Mafra

Vila de Ericeira e Mafra

Mafra

Mafra é sinónimo de Palácio Nacional de Mafra, construído pelo imprudente e extravagante rei Dom João V. Fica apenas a 12 km de Ericeira – e a uma pequena viajem a partir da costa, de Lisboa ou Sintra (40 minutos).

Mosteiro Palácio Nacional de Mafra

  • Coordenadas: 38.936943, -9.327345

A construção do Mosteiro Palácio Nacional de Mafra começou em 1717, originalmente planeado para ser um mosteiro franciscano homenageando o nascimento do primeiro filho do rei.

O reinado de D. João V coincidiu com a descoberta duma vasta riqueza em metais preciosos no Brasil, e isso mudou tudo. O tornou-se num palácio luxuoso com centenas de monges para cuidar das almas reais.

É uma declaração de grandeza concluída em 13 anos graças ao trabalho extenuante de milhares de pessoas (centenas das quais morreram) – uma fachada de 200 metros de comprimento, 1200 quartos e duas torres sobre a Basílica contendo 92 sinos.

Todos os quartos são recriações de quando João VI estrategicamente retirou-se para o Brasil (1808), face o avanço francês levando todos os móveis e objetos de valor.

No entanto, há uma peça original – a cama em que o último monarca Português, Manuel II, dormiu na noite antes de partir. Algumas salas podem ser chocantes, como a Sala dos Troféus.

O grande destaque é a sua biblioteca, estupendamente decorada, com 90 metros de comprimento e cerca de quarenta mil livros. É magnífica.

 

Tapada Nacional de Mafra

Tapada Nacional de Mafra
Tapada Nacional de Mafra
  • Coordenadas: 38.964688,-9.302743

A escassos quilómetros, para norte de Mafra, na estrada para Gradil descobre a Tapada de Mafra, outrora extensas áreas de caça do palácio. O parque é murado, no interior com javalis e veados. É ótima para caminhadas e com trilhos para bicicleta de montanha.

 

Aldeia Típica

Vila Típica
  • Coordenadas: 38.959784,-9.353904

No caminho para a Ericeira, na pequena aldeia de Sobreiro, descobre a vila de artesanato Aldeia Típica, criada pelo artista José Franco.

É particularmente voltada para famílias, que gostam de olhar em volta das oficinas e moinhos tradicionais – exibe móveis e artefactos recolhidos ao longo de muitos anos. A adega é um bom lugar para almoçar, servindo vinho local e refeições a preços moderados.

 

O que visitar perto: