Início Portugal Alentejo Grândola

Grândola

Troia

Troia

A península formou-se nos últimos cinco mil anos, com vinte e cinco quilómetros de comprimento,  se estende de sudeste para noroeste por entre o estuário do Sado e o atlântico.

Durante os primeiros séculos da nossa época, a península foi ocupada pelos romanos (possivelmente no seu tempo era um conjunto de ilhas).

Praia Atlântica

  • Coordenadas: 38.452125, -8.862720

Se vem da Comporta, a próxima praia que avista é a Praia Atlântica junto ao resort turístico Soltroia. É uma praia ampla, com quase 5 km, de areia branca e fina, vigiada e com uma boa infraestrutura balnear – tome nota que o estacionamento é pago.

 

 

Troia Golf

  • Coordenadas: 38.479371, -8.889649

O golfe é um dos atrativos de Troia. A poucos minutos da praia fica o Troia Golf.

São muitas as pessoas que vêm do país, e também do estrangeiro, para conhecer este desafiante campo de 18 buracos, rodeado por pinheiros rodeiam o campo, e por um conjunto de arbustos como a camarinha (que produz um fruto branco comestível de julho a setembro) pela aroeira e pelo junípero.

 

Praia Troia-Galé

  • Coordenadas: 38.480419, -8.900159

A este do campo se estende a Praia de Troia-Galé, mais pacata que as outras praias da península. É vigiada, de bandeira azul, com bar, casa de banho, chuveiros, estacionamento e nos oferece uma magnífica vista da Serra da Arrábida. Do outro lado da península, para oeste, fica as ruínas romanas.

 

Ruínas Romanas de Troia

  • Coordenadas: 38.485810, -8.885106

As Ruínas Romanas de Troia foram preservadas pelas dunas e o que vê é apenas uma porção da sua dimensão do passado; muito há por descobrir.

Aqui havia um grande centro de produção, muitas fábricas de salga de peixe. Gerão de riqueza atrai pessoas e tornou-se um aglomerado urbano – com termas, casas, necrópole (cemitério) e uma basílica paleocristã.

Foi construído no século I, e teve em atividade praticamente até ao V. Chegaram a trabalhar aqui 1 500 pessoas – colocava-se, nos tanques, peixe com sal para se produzir conservas e certos molhos como garum. O garum era apreciado em todo o império, era um molho que usavam em tudo.

Quando o produto estava pronto, enchiam as ânforas que depois eram transportadas por barco que desciam pela costa mediterrânea e  para todo o império.