Início Madeira

Igreja do Espírito Santo, Calheta

A Igreja Matriz do Espírito Santo, na Calheta, Madeira, é um notável templo que remonta ao século XVI, construído com alguns elementos do estilo manuelino. Conheça a Madeira melhor em O Que Visitar Na Madeira. E para um itinerário do Funchal completo, leia O Que Visitar Funchal Madeira.

Apresenta um teto notável em estilo mourisco, semelhante ao da Sé Catedral do Funchal, e um deslumbrante sacrário com requintadas ornamentações de prata, uma oferenda do Rei D. Manuel I à Calheta.

  • Coordenadas: 32.723085, -17.176998

Morada

Av. D. Manuel I 23, Lombo Do Doutor

Mapa

Calheta é das povoações mais antigas da Ilha da Madeira, das primeiras a ser explorada pelos primeiros povoadores.

Em meados do século XV, a capela de Nossa Senhora da Estrela foi edificada Beatriz Gonçalves da Câmara (filha de João Gonçalves Zarco).

Com o avanço da colonização e das atividades agrícolas na Madeira, teve um novo centro de culto religioso na Vila da Calheta, tendo o Divino Espírito Santo como padroeiro. Até o século XVI, a festa era realizada na maioria das vilas portuguesas, tendo como epicentro Tomar – a sede da ordem de Cristo.

Após 1540 (Inquisição) desaparece de Portugal (com exceção dos Açores). Foi restaurada na segunda metade do século XX, mas nunca com o mesmo fulgor.

A Calheta tornou-se um dos principais polos de produção e processamento de cana-de-açúcar, com a cidade do Funchal, graças à criação de diversas unidades de produção agrícola.

Este desenvolvimento social e agrícola impulsionou o crescimento económico da Calheta, que se tornou um grande centro de comércio deste valioso produto.

O que visitar por perto

O concelho culmina na deliciosa Praia da Calheta, um lugar tranquilo e preservado, perfeito para repousar sob o sol escaldante e mergulhar nas águas cristalinas do oceano.

No pequeno núcleo museográfico Sociedade dos Engenhos da Calheta, Lda., podemos conhecer as diversas etapas do processo de laboração, assim como saborear e adquirir rum, poncha e bolo de mel.

Não muito distante, em Ponta de Sol, a majestosa Cascata de Anjos é um espetáculo deslumbrante para os visitantes, que se juntam para apreciar a queda de água que desce ao lado da estrada regional e se mistura com o mar.

A Levada do Moinho é uma trilha cénica que proporciona vistas incríveis da flora e fauna local, culminando numa nascente que forma uma deslumbrante cascata.

Continuando para este, a Fajã dos Padres é uma praia de seixos situada junto a uma encosta elevada, que promete uma experiência mágica com um pôr do sol inesquecível.

Também pode estar interessado em: