Açores Grupo Central Ilha da Graciosa (Açores)

Ilha da Graciosa (Açores)

Vila da Praia

Hoje em dia o nome oficial é São Mateus, mas ficou conhecida como Vila da Praia, o nome da sede de concelho do século XIX. O Ilhéu da Vila faz parte da alma do povoamento; acessível por barco a partir do porto da praia, mas cujas visitas estão condicionadas para a proteção das aves marinhas.

Ilhéu da Praia

A praça pavimentada fica na rua atrás da Igreja de São Mateus, reconstruída no século XIX; no interior estão imagens flamengas de São Mateus, de São Pedro e uma Pietà do século XVI.

  • Coordenadas: 39.049353, -27.970339

Muito perto, fica a loja naútica Calypso Actividades Marítimas (rua Rodrigues Sampaio), sítio certo para alugar barco de recreio para dar a volta à ilha, para observação de baleias (e golfinhos) ou, se preferir, para a pesca desportiva.

Calypso – Starfisher 34 CR
  • Coordenadas: 39.049777, -27.970737

A praia que deu o nome à vila, de areia quase branca, é extremamente popular. Vigiada durante a estação balnear, tem chuveiros, casa de banho e um café-bar na proximidade. Num curto passeio encontra um restaurante típico.

  • Coordenadas: 39.051553, -27.970827

À distância avista o Porto Negro, o porto principal da ilha Graciosa, donde partem embarcações para as outras ilhas açorianas – de fim de maio até fim de setembro (para saber mais ver atlanticoonline).

  • Coordenadas: 39.053377, -27.967715

Ao pé do Porto repara, de imediato, no que é um marco importante da paisagem da Graciosa – antigos moinhos de vento que nos relembram do papel da Graciosa na produção cerealífera. No passado, apesar da sua dimensão, foi a maior exportadora de cevada do arquipélago.

  • Coordenadas: 39.054397, -27.970437

A origem dos moinhos é nórdica, Escandinávia, famílias que inicialmente vieram para São Miguel e depois para a Graciosa. Inicialmente construídos para triturar grão, são reaproveitados como casas de veraneio, nomeadamente o Moinho Mó da Praia, Moinho de Pedra e Moinho Boina de Vento.

 

Na rua por detrás dos Moinhos, na Canada Nova, está a Fábrica Queijadas da Graciosa, a empresa familiar donde são confecionadas as famosas queijadas, delícias de textura cremosa que era presença garantida na maioria dos lares na Praia – na altura conhecidas por covilhetes de leite.

  • Coordenadas: 39.054245, -27.970982

É uma paragem obrigatória – experimente os pastéis de arroz (não se vai arrepender) e as variedades de biscoitos.