Açores Grupo Central Ilha do Pico (Açores)

Ilha do Pico (Açores)

  • Coordenadas: 38.470512, -28.426535

Subindo a estrada que corre para o interior da ilha, em cerca de 10 km chega à Casa da Montanha no Cabeço das Cabras, casa de apoio para quem sobe até ao cume da montanha – aqui se regista para aceder à Reserva Natural da Montanha do Pico.

Há uma sala com fotografias explicações sobre o Pico e a sua ecologia, pequeno bar e casas de banho. Aqui é mantido um registo rigoroso de quem está na montanha e menores de 16 anos só podem subir se estiverem acompanhados.

 

Deixe o carro na Casa da Montanha onde será informado das regras para aceder à montanha e recebe um GPS com função de rádio (para caso de emergência).

A subida ao cume do Pico, cerca de 7 500 metros, pode levar entre 2 a 5 horas, depende do tempo e da sua forma – geralmente leva 3 horas a subir e 3 a descer. A descida na rocha irregular pode ser mais difícil que a subida, especialmente se tiver vento – de modo que um bastão de caminhada ajuda muito.

Não é uma subida super difícil, mas precisa de andar bem e lidar com o tempo. É realmente possível ir sozinho, mas altamente recomendável que vá com um guia.

Há postes de marcação a cada 100 metros, numerados, mas com o mau tempo são difíceis de se ver e nada substitui um guia veterano; tome nota que a escalada no inverno é para alpinistas experientes.

A melhor época para subir será entre junho e agosto, de modo que no verão a montanha é mais movimentada – só 200 pessoas podem estar nela ao mesmo tempo.

Vai precisar dum chapéu, botas (ou pelo menos sapatos com boa sola) casaco à prova de vento (e impermeável), pequena mochila com protetor solar, bálsamo labial, comida (chocolates, frutos secos ou barras energéticas) e uma garrafa de água.

Não importa quantas montanhas já subiu, estar no topo do Pico (2351 metros) é uma experiência que guarda para a vida. No cume, o Pico Pequeno ou Piquinho ainda exala fumarolas – a última erupção ocorreu no século XVIII. Para assistir ao pôr do sol ou ao nascer do sol, tem que começar por volta das 02:00 da manhã, ou ir entre as 17:00 – 19:00.

A luz da manhã tem uma qualidade especial quando lentamente se espalha na montanha e corta o frio da madrugada; totalmente justifica fazer a caminhada nesta altura. Para sul fica Antártica, a 14 500 km de distância e nada no meio. Noutras direções pode ver Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira.

 

Parque Florestal do Mistério de São João

  • Coordenadas: 38.417940, -28.362653

Ao longo da costa sul, a 10 km da piscina de São Mateus entre São Caetano e São João, fica o Parque Florestal do Mistério de São João, é uma pequena, mas encantadora área (4,3 hectares) – originalmente dominada por urzes plantadas na década de 1960 é agora dominada pelo pinheiro bravo.

Nos últimos anos, foi adaptada como área de lazer, com trilhos, churrasqueiras, mesas de piquenique, aparelhos para exercícios e uma torre de observação de aves.

A cerca de 10 minutos de carro para este, perto do centro de Silveira, encontra Aldeia Fonte Hotel, um hotel encantador com quartos sobre as falésias do oceano em plena harmonia com a natureza.

  • Coordenadas: 38.413587, -28.283292

Com acesso ao mar e uma piscina de água salgada tem ainda vários percursos pedestres na proximidade. Fica a 5 minutos de carro do centro do concelho de Lajes do Pico.