Açores Grupo Central Ilha do Pico (Açores)

Ilha do Pico (Açores)

No início, os portugueses buscam boas terras para trigo com o objetivo de alimentar as praças portuguesas no norte de África. Encontram um vislumbre no lado norte da ilha nascendo, assim, São Roque do Pico. Contudo, o solo sempre foi melhor para a vinicultura e para a criação de gado.

Esta vila também tem características baleeiras, mas é considerada a Capital do Turismo Rural devido ao conjunto de ótimos alojamentos ao longo da sua costa até Madalena. Assim que chega ao do Povoamento avista a Igreja Matriz de São Roque, século XVIII, com uma bela capela-mor de talha dourada.

  • Coordenadas: 38.514603, -28.304560

Ao continuar pela avenida do Mar não tarda a avistar as Piscinas Naturais de São Roque (800 metros), local tranquilo para a natação e para snorkeling. Com boas infraestruturas de apoio balnear.

  • Coordenadas: 38.518882, -28.304988

A cerca de 1Km, na rua do Laranjal, tem uma boa opção de alojamento: Pico Dreams – Sportfish, Villas, modernas e tranquilas, com cozinha equipada, máquina de lavar e com vista a ilha de São Jorge.

  • Coordenadas: 38.519656, -28.312628

A cerca de 1,5 km em direção ao centro do povoamento, encontra outra excelente opção para natação, a refrescante Piscina do Cais do Pico, de bandeira azul com água límpida e cristalina.

  • Coordenadas: 38.524154, -28.316799 

Da piscina consegue avistar o ancestral Convento de São Pedro de Alcântara, com um belo claustro – inicialmente aqui foi erguida uma ermida, século XVII, por voto do picaroto Sebastião Ferreira Pimentel após uma viagem atribulada.

  • Coordenadas: 38.523141, -28.318767

Sebastião Ferreira Pimentel encontrava-se numa embarcação com destino para Lisboa quando começou a ser assediado por embarcações de corsários…

Oportunamente um nevoeiro, denso, envolveu a sua embarcação enquanto no mastro principal surgiu uma figura feminina radiante. Já século XVIII foi ampliado para o convento franciscano, Convento de São Pedro de Alcântara que agora alberga a Pousada da Juventude.

O concelho de São roque do Pico (https://www.cm-saoroquedopico.pt/) não teve, por muito tempo, um bom porto. Tinham apenas um canal estreito onde os barcos entravam numa pequena rampa e depois eram puxados à força de braços.

  • Coordenadas: 38.531378, -28.321282

Mais tarde foi criado o porto comercial onde qualquer navio pode atracar, nomeadamente na Gare Marítima de São Roque (perto do clube naval) Embarcações Atlânticoonline chegam e partem para as restantes ilhas açorianas (saiba mais em http://www.atlanticoline.pt/). De São Roque para a Ilha de São Jorge (Velas) é apenas uma ou duas horas de viagem – por cerca de €10.

 

Museu da Indústria Baleeira

Localizado perto do porto encontra a antiga fábrica, construída em 1946 e encerrada em 1984. Dez anos depois tornou-se num museu.

  • Coordenadas: 38.529691, -28.321910

Apesar do apoio industrial, a caça da baleia era artesanal, perigosa, porque podia virar o bote e muitos assim morreram. Quando iam, para o mar, não sabiam se voltavam, de modo que as esposas dos pescadores faziam promessas ao Divino Espírito Santo – fazendo oferendas após o regresso ansiado dos parceiros.

 

Piscinas Naturais das Furnas de Santo António

  • Coordenadas: 38.535332, -28.335622
A cerca de 1,5 km fica as Piscinas das Furnas de Santo António, um desafogo para muita gente nos meses mais quentes. São 2 piscinas naturais e 2 artificiais, vigiadas no verão, com chuveiros e casas de banho. Muito perto existe um parque de campismo, com arvoredo e muitas áreas de sombra.

Adega a Buraca

  • Coordenadas: 38.535416, -28.341452

A apenas 500 metros das piscinas fica o museu privado Adega A Buraca onde tem a oportunidade de conhecer hábitos, tradições, dos picarotos e provar licores, aguardentes da ilha. Daqui está apenas a 10 km do Aeroporto.

 

  • Coordenadas: 38.486587, -28.318474 

A cerca de 15 km para sul, para o interior pela estrada regional (lindo percurso, bem sinalizado, polvilhado por pachorrentas vacas), chega à dramática Lagoa do Capitão, a mais conhecida da ilha, a cerca de 800 metros de altitude – é um cenário deslumbrante se o tempo não estiver nebulado.

 

  • Coordenadas: 38.456770, -28.252509 

Continuando para Este, apenas 10 km, encontra outra fantasiosa lagoa, a Lagoa do Caiado, também de fácil acesso. É a maior lagoa na ilha do Pico, com uma área de cerca de 5,5 hectares, cerca de 800 metros de altitude sob o alto planalto central da ilha.

O que visitar perto do Pico:

Pico faz parte do grupo central dos Açores: com Faial, Terceira, Graciosa e São Jorge. O Faial dista apenas 6 km do Pico e São Jorge fica também muito perto.

Entre fins de maio e setembro, a partir da Horta existem ligações marítimas com todas as ilhas açorianas (ver mais em Atlânticoline), nomeadamente as mais próximas:

Ilha do Faial (Açores)

A pitoresca Horta tem um importante porto e a cidade domina a ilha, onde a História está sempre presente: nas ruas e edifícios antigos, e com o Pico imperiosamente presente no canal .

Ilha de São Jorge (Açores)

Numa lua cheia, o canal de frente ao Pico reflete e brilha, enquanto o grande cume do Pico maciço oferece o restante cenário cinematográfico.

Ilha da Graciosa (Açores)

Com uma forma oval, é a ilha menos húmida do arquipélago, e tem como o ponto mais alto o Pico Timão - de apenas 398 metros...

Ilha Terceira (Açores)

A Ilha Terceira é conhecida por duas coisas: a base americana aérea nas Lajes e pela a Angra do Heroísmo que é Património histórico Mundial da UNESCO. É um pouco injusto porque há muito mais por descobrir.

De avião, Pico tem voos regulares (sem escalas) para as seguintes ilhas açorianas:

      • Ilha Terceira (35 minutos até ao Aeroporto da Praia da Vitória) – daqui tem ligações regulares sem escalas para as restantes ilhas.
      • São Miguel (50 min até ao Aeroporto de Ponta Delgada)

Ilha de São Miguel (Açores)

As imagens da Lagoa das Sete Cidades aparecem em todos folhetos e promoções turísticas, de modo que tornou-se a ilha mais conhecida do arquipélago...

Ponta Delgada (Açores)

A maior cidade dos Açores, é hoje uma cidade moderna e cosmopolita, mas com uma sensação nostálgica e pacata...

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

Em contraste com outras cidades do arquipélago, Praia é sempre aberta e brilhante. Tem uma praça central e rua pedonal comercial. As extensas planícies desta metade oriental da ilha produziu grandes quantidades de trigo..