Início Portugal Madeira Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

Fortaleza do Pico

  • Coordenadas: 32.651363; -16.91644

Vale a pena subir a colina em direção à Fortaleza do Pico, construída em 1611, quando Portugal está, temporariamente, sob o domínio espanhol. Aproveite para passar pelas muralhas e desfrutar das belas vistas para a baía do Funchal.

Na baía a área mais movimentada é o Porto: donde partem os ferries para a ilha de Porto Santo, viagem de duas horas e um quarto (custa por volta de sessenta euros – ida e volta).

Porto do Funchal
Porto do Funchal

Museu Cristiano Ronaldo

Junto ao porto, não tarda a avistar o Museu de Cristiano Ronaldo e a respetiva estátua do atleta.

  • Coordenadas: 32.643922,-16.913804

O espaço mostra alguns troféus dos diversos triunfos nomeadamente uma Taça da Liga dos Campeões Europeus, assim como diversos bens pessoais.

 

Complexo Balnear do Lido

  • Coordenadas: 32.635564, -16.932421

A 3 km do Porto, fica o refrescante Complexo Balnear do Lido com duas piscinas, uma delas colossal piscina de água – é um ótimo espaço para relaxar. Se quiser, pode descer para as rochas e nadar em pleno Atlântico.

 

Miradouro Pico dos Barcelos

Miradouro do Pico dos Barcelos
  • Coordenadas: 32.658727, -16.939599

A quatro quilómetros para norte do Complexo acaba por chegar ao belo mirante da baía do Funchal, o Miradouro do Pico dos Barcelos. O mirante tem estacionamento gratuito, restaurante e por perto um parque infantil.

 

Rua de Santa Maria

  • Coordenadas: 32.648077, -16.904110

No lado leste da cidade, perto do Mercado dos Lavradores, desvenda a parte velha de Funchal, polvilhada com ruas atmosféricas, como a Rua Santa Maria, adornada com arte urbana nas portas de vários bares, galerias e restaurantes.

Continuando na Rua de Santa Maria, não demorará muito para passar pelo Largo do Corpo Santo, com árvores mimosa em flor – algumas casas aqui datam do século XV (apenas o povo morava aqui).

Na praça, verá a pequena Capela do Corpo Santo, uma das mais antigas do século XVI – dedicada a São Pedro, padroeiro dos pescadores.

 

Teleférico do Funchal

  • Coordenadas: 32.647073, -16.902250

É das viagens mais interessantes, por teleférico em que o seu destino é o pequeno Monte, com belas vistas da baía de Funchal e acesso a dois jardins espetaculares.

O acesso ao Teleférico do Funchal fica a meio quilómetro da Rua de Santa Maria, perto do Forte de São Tiago – custa cerca de quinze euros (ida e volta). A viagem termina perto da Igreja de Nossa Senhora do Monte (século XIX); templo que erigido no local de uma das primeiras capelas no arquipélago.