Portugal Açores Ilha de Santa Maria (Açores)

Ilha de Santa Maria (Açores)

  • Coordenadas: 36.958739,-25.045481

Na bonita vila cercada por pastagens e colinas verdes, vale a pena visitar a Igreja da Nossa Senhora da Purificação, erguida no século XVI e restaurada em 1966 – de bela ornamentação com a rocha basáltica na fachada da frente.

  • Coordenadas: 36.956015, -25.041454

É a igreja ligada às primeiras festas do Espírito Santo nos Açores e o museu de Santa Maria, por detrás do templo, dá especial ênfase à cerâmica local.

A pouco mais de 500 metros, encontra a Cooperativa De Artesanato Santa Maria, um espaço de comércio de produtos típicos marienses e exposições de artesanato. Passe por lá para comprar os tradicionais Biscoitos de Orelha – um ex-libris da Ilha de Santa Maria.

Biscoito de Orelha

Tradicionalmente eram uma oferta dos padrinhos aos afilhados na época natalícia.  Encontra uma imensa variedade de biscoitos na cooperativa, de manteiga, de chocolate, mas o favorito continua a ser o Biscoito de Orelha.

Se tiver oportunidade, aproveite para experimentar a meloa de Santa Maria, de deliciosa textura, um sabor único criado aqui e já emblema da ilha.

Meloa Mariense

Descendo para sudeste, cerca de 15 minutos, na Maia muitas das casas são de férias, mas ainda há barcos de pesca no cais do porto. O terraceamento por videiras é verdadeiramente surpreendente – paredes delimitam áreas de poucos metros quadrados.

  • Coordenadas: 36.940332, -25.013923

Nos intervalos existem escadas estreitas entre a vinha correndo em linha reta até à face do penhasco. Produzem o vinho regional de cheiro. Um livro de fotografias sobre a Maia está à venda no Museu em Santo Espírito. Há instalações para natação, para além dum restaurante-bar.

Visite o Restaurante Prazeres do Mar, o Grota, (rua do Divino Espirito Santo) um estabelecimento de longa tradição no povoamento – restaurante de peixe e marisco com atendimento muito simpático. Se puder, escolha as lapas e o caldo de peixe, não se vai arrepender.

  • Coordenadas: 36.940236, -25.013780

O prato mais tradicional de Santa Maria é o caldo de nabos; difícil de encontrar nos restaurantes sem o requisitar com antecedência. É um cozido que tem como principais ingredientes carne de porco, previamente salgada, batata doce e nabos cortados.

O segredo do sabor está especificamente no nabo, produzido na ilha é diferente do sabor que conhece, chamam-no o nabo da terra. Por isso o caldo feito noutro lugar, simplesmente não tem o mesmo sabor.

 

  • Coordenadas: 36.948059, -25.019443

A norte do povoamento, a cerca de 1 km, encontra a Cascata do Aveiro, das maiores cascatas em Portugal, com mais de 100 metros é imponente no inverno, na sua base tem um pequeno lago com aves – é um dos melhores lugares em Santa Maria para um piquenique.

 

  • Coordenadas: 36.929623, -25.016139

A cerca de 2 km do povoamento, na ponta do Castelo, encontra o Farol Gonçalo Velho, o mais a sul nos Açores, erguido no início do século XX – cerca de 110 metros acima do nível do mar.

Muito perto, o miradouro proporciona fantásticas fotografias e uma vista magnífica do Farol na arriba sob o mar. Em baixo, avista as ruínas duma fábrica desmantelada relacionada com a caça das baleias na ilha.

 

  • Coordenadas: 36.931271, -25.064591

A cerca de oito quilómetros para oeste do farol, no lugar Malbusca, fica a Ribeira de Maloás e a sua prodigiosa cascata de cerca de quinze a vinte metros de altura. Das mais invulgares formações rochosas dos Açores. Só tem que deixar-se levar pela sinalização, enquanto percorre a costa sul e a sua atmosfera única.

O que visitar perto Santa Maria:

Santa Maria faz parte do grupo oriental com a Ilha de São Miguel, com ligações aéreas regulares entre as ilhas – entre o Aeroporto de Ponta Delgada e o Aeroporto de Santa Maria (meia hora de viagem entre ilhas).

Ilha de São Miguel (Açores)

As imagens da Lagoa das Sete Cidades aparecem em todos folhetos e promoções turísticas, de modo que tornou-se a ilha mais conhecida do arquipélago...

Entre maio e outubro, a partir de Vila Porto tem ligações marítimas (ver mais em Atlânticoline) com Ponta Delgada – três a quatro horas de viagem, depende da embarcação usada. Nesta altura é possível ir e voltar no mesmo dia, mas um pouco apertado.