Início Portugal Açores Ilha de São Jorge (Açores)

Ilha de São Jorge (Açores)

Parte central de São Jorge

Ao deixar Velas para trás, siga na estrada em direção ao norte litoral, sinalizada como Norte Grande, passando por Toledo, originalmente colonizada por espanhóis após Filipe II de Espanha ter anexado temporariamente Portugal – fica a 600 metros de altura e é a localidade mais alta dos Açores.

Igreja Nossa Senhora das Neves

  • Coordenadas: 38.669757, -28.060260

No Norte Grande visite a Igreja Nossa Senhora das Neves (1762); note o cata-vento com a forma dum peixe – algo de peculiar, pois, é o símbolo adotado pelos primeiros cristãos. O seu interior é enriquecido com azulejos e esplêndidos vitrais.

O local foi palco do motim conhecido como Revolta dos Inhames no século XVIII, instigado por um imposto, injusto, sobre o inhame.

Quando a escolta do almoxarife chegou para prender os faltosos, o povo se uniu. A situação só se acalmou quando o padre queimou a lista dos faltosos.

Linguiça Frita com Inhame
Linguiça Frita com Inhame

O inhame advém da Ásia e o de São Jorge é muito bom – pode substituir arroz e a batata na confeção de vários pratos.

 

Miradouro da Fajã do Ouvidor

  • Coordenadas: 38.673077, -28.056497

Ao voltar à estrada, ao lado da igreja desce abruptamente até ao Miradouro da Fajã do Ouvidor – de imediato a sua pele se arrepia com a paisagem de cortar a respiração – num dia claro pode ver Graciosa e à sua direita, na costa, a Fajã da Ribeira da Areia.

 

Poça de Simão Dias

  • Coordenadas: 38.679271, -28.053314

Ao descer para a Fajã do Ouvidor (10 minutos a pé, não recomendável para os mais pequenos) acaba por chegar ao pequeno porto e à piscina Poça de Simão Dias.

Seguramente será das melhores piscinas que terá o prazer de se banhar – se puder trazer equipamento de snorkeling vale a pena para apreciar as vistas debaixo da superfície de água.

As casas de banho ficam no pequeno porto – donde eram exportados inhames para a Graciosa em troca de telhas de barro. Perto avista o Restaurante Amílcar, donde pode deliciar-se com as ameijoas singulares da caldeira de Fajã de Santo Cristo.

Ameijoas da Caldeira de Santo Cristo

De volta à estrada, em 5 km, no meio da próxima localidade (Ribeira da Areia), descobre a placa de pedra que indica o caminho para a Fajã da Ribeira da Areia – tome nota que leva 45 minutos a descer.

 

Miradouro da Fajã dos Cubres

  • Coordenadas: 38.647464, -27.988555

Continuando para Este procure a sinalética para Fajã dos Cubres (a 5 minutos de distância); pouco depois não tarda a descobrir o Miradouro da Fajã dos Cubres. 

É das melhores vistas costeiras, de São Jorge, da Fajã e Lagoa donde pescadores capturam camarões. À distância ainda avista a Fajã da Caldeira de Santo Cristo – aqui os terrenos são extremamente férteis.