Portugal Algarve Melhores Praias do Algarve

Melhores Praias do Algarve

Lagos

Pela área de Lagos passaram fenícios, romanos, e mouros. Foi a base naval da aventura do Infante Dom Henrique e a primeira capital do Algarve até ser devastada pelo terramoto de 1755. No século XX reergue-se através do turismo.

  • Coordenadas: 37.117822, -8.643985

Ladeada por um rio e por uma linha ferroviária, fica Meia Praia – uma vasta praia que se estende por quatro quilómetros até ao delta do Odiáxere e Arão. Particularmente popular entre os mochileiros, que se reunem nos bares junto às areias.

 

  • Coordenadas: 37.096464, -8.667487

No lado sudoeste de Lagos, a uma curta distância da parte histórica da cidade, a costa é abrigada por falésias erodidas com várias praias de enseadas.

A Praia dos Estudantes fica a 10 minutos a pé. É delimitada pela ponte em arco que liga o penhasco que nos oferece um belo panorama da costa. Uma praia calma, de águas limpas, com um bar.

 

  • Coordenadas: 37.091557, -8.669173

A Praia Dona Ana é uma das praias mais fotogénicas do Algarve. O areal é excelente, com um interessante restaurante (o Mirante), embora no verão as multidões tornam o espaço, por vezes, sufocante.

 

  • Coordenadas: 37.087362, -8.668462

A Praia do Camilo é um pequeno areal com várias formações rochosas. Através das escadas de madeira acede à praia em segurança. Durante o verão é muito popular e devido ao seu tamanho relativamente pequeno, terá dificuldade em encontrar um espaço com ampla privacidade.

 

  • Coordenadas: 37.085193, -8.688339

A Praia de Porto de Mós fica apenas a dez minutos de Lagos. É um areal cativante, de areia fina e águas calmas, com boas estruturas de apoio. Se preferir, da praia pode andar em direção à Praia da Luz – caminhada de 1 hora ao longo da costa magnífica.

 

  • Coordenadas: 37.086497, -8.726513

A Praia da Luz, de bandeira azul, tem duas zonas distintas: uma de areia fina, e outra área de falésias rochosas. Não há muito a fazer no centro da freguesia, mas há um passeio marginal com palmeiras que o conduz a um miradouro sob um forte velho – agora restaurante.

 

Vila do Bispo

Ao longo deste litoral encantador descobre praias selvagens que são o refúgio dos surfistas. A costa estende-se até Cabo São Vicente, o ponto mais a sudoeste da Europa Continental – outrora sagrado para os romanos. Bem perto fica a Fortaleza de Sagres que dava suporte às embarcações que exploraram meio mundo na Época dos Descobrimentos.

  • Coordenadas: 37.064998, -8.824107

A magnífica praia de Salema é uma baía abrigada. No inverno, o mar se aproxima da povoação. É um areal de águas calmas e areias finas, com salva vidas na época alta.

Em 2016, o jornal britânico The Guardian considerou esta praia de Bandeira Azul como uma das 50 praias mais bonitas do mundo – classificada em décimo quinto lugar.

 

  • Coordenadas: 37.005302, -8.948155

Próximo da Fortaleza de Sagres, a Praia do Tonel, é um vasto real com uma imponente rocha no centro. É quase intocada pelas massas, mas popular entre os surfistas, especialmente para os alunos das escolas de surf – as ondas apresentam uma dimensão ideal para quem é principiante.

 

  • Coordenadas: 37.025540, -8.964141

A pequena Praia do Beliche fica a cerca de dois quilómetros, pela estrada de Sagres no sentido do Cabo de São Vicente, próxima dum forte, do século dezasseis, obliterado por Sir Francis Drake.

 

 

Aljezur

Integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Aljezur tem das melhores praias de surf do Algarve. Nas ruas tranquilas da vila descobre um castelo mouro do século X.

  • Coordenadas: 37.167184, -8.902523

Localizada na Costa Vicentina, a Praia do Amado é popular entre surfistas, famílias e amantes da natureza. A praia é uma vasta extensão de areia fina, cercada por falésias, e particularmente famosa pelas suas ondas.

Costuma ser palco de competições nacionais e internacionais deste desporto. Em todo o caso, há espaço para todos, de fácil acesso e com boas infraestruturas de apoio balnear.

 

 

  • Coordenadas: 37.292854, -8.864999

A Praia da Arrifana é ótima donde, por vezes, ocorrem competições de surf. Há cafés, restaurantes, vestuário, casas de banho e estacionamento acima da praia.

Existem algumas opções para passar a noite em Arrifana e um acampamento bem equipado, a poucos quilómetros para norte, em Monte Clérigo.

 

  • Coordenadas: 37.341236, -8.853351

Ao lado da vila de pescadores fica a praia Monte Clérigo, com salva vidas e todas as infraestruturas necessárias e de apoio balnear, inclusive uma escola de surf.

É muito popular entre os surfistas que se misturam calmamente com os locais. É relativamente intocada e uma das melhores praias da região. No entanto, a água é mais fria. Em certos momentos, principalmente no inverno, o mar é mais temperamental.

 

  • Coordenadas: 37.441908, -8.798277

A Praia de Odeceixe é um belo areal rodeado pela ribeira de Seixe até se fundir no oceano. Por vezes surgem pequenas lagoas na areia durante a maré baixa, que são ótimas para as crianças brincarem.

No lado norte da praia encontra falésias íngremes. A praia é popular entre aqueles que buscam um espaço familiar e os que visam a adrenalina das ondas, mas não costumar estar lotada.