Início Portugal Algarve Melhores Praias do Algarve

Melhores Praias do Algarve

Faro

Faro, capital do Algarve e donde habita o aeroporto regional, foi um povoamento mouro com um importante porto comercial. A sua costa é afortunada com um sapal (Ria Formosa) de penínsulas arenosas e ilhas paralelas à costa algarvia, que se estendem até Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.

Praia da Ilha de Faro

  • Coordenadas: 36.995958, -7.977923

A Praia de Faro, na ilha de Faro, é um vasto areal com espaço para todos, com bares e restaurantes ao longo da praia. Pode chegar à praia usando a sua própria viatura, de autocarro ou ferry. A praia é vigiada durante o verão, com chuveiros, balneários e parque de estacionamento.

 

Praia da Ilha Deserta

  • Coordenadas: 36.964640, -7.872381

A Ilha Deserta (nome oficial é Ilha da Barreta) é menos desenvolvida das três ilhas do Parque Nacional da Ria Formosa – e o percurso para alcançá-la faz parte da aventura.

É acessível por ferry a partir de Faro (a viagem demora cerca de meia hora) com amplas vistas sobre a Ria. Os serviços de apoio são mínimos na ilha, donde existe apenas um restaurante (Estaminé).

 

A Este de Faro

Olhão

Em Olhão se iniciou a revolta contra uma guarnição das tropas napoleónicas; o ponto de viragem para o desenvolvimento de Olhão, donde encontra o maior porto de pesca no Algarve.

Praia da Ilha Fuseta – Ilha da Armona

  • Coordenadas: 37.053741, -7.743553

No verão, atrai uma multidão de turistas de mochila que se mistura com a comunidade local na linha de cafés espalhados ao longo da paragem de ferry para a Ilha da Fuseta.

Ferries partem do porto de Fuseta para o lado leste da Ilha da Armona (conhecido localmente como ilha da Fuseta). A Praia da Fuseta-Mar é um longo trecho de areia fina e águas limpas. Também é possível pegar um táxi aquático da Fuseta para a isolada praia do Homem Nu, no extremo oeste da Ilha de Tavira.

 

 

Tavira

Tavira foi uma importante porta de comércio com o Norte de África no século V. Hoje em dia, é das mais belas cidades do Algarve e uma aposta vencedora para quem busca uma base tranquila, de ambiente familiar, com três praias magníficas

Praia do Barril – Ilha de Tavira

  • Coordenadas: 37.085901, -7.662251

O vasto areal Praia do Barril foi outrora um centro de atum, que tem como testemunhas as reformadas âncoras abandonadas no local. Chega à praia pela linha ferroviária que era usada para transportar o atum – fica perto do aldeamento Pedras d’El Reie dum parque estacionamento (pago).

Ao chegar, encontra as casas da pequena comunidade pesqueira agora remodeladas como cafés e restaurantes. A praia, de areias finas e águas claras, dispõe de sanitários e duches.

 

Praia da Ilha de Tavira

  • Coordenadas: 37.110421, -7.619946

A Praia da Ilha de Tavira é enorme, um longo trecho de areia com cerca de dez quilómetros banhados por águas serenas de cor azul-turquesa.

Para chegar à ilha, toma um ferry a partir do centro da cidade de Tavira (são 20 minutos de viagem). A outra opção é através do cais das Quatro Águas (uma viagem de 10 minutos), na periferia de Tavira.

Quando chega, o areal fica a uma caminhada de 250 metros passando por um conjunto de restaurantes. Para se sentir totalmente isolado nas areias sublimes, precisa apenas de caminhar 15 minutos.

 

Praia de Cabanas de Tavira – Ilha de Tavira

  • Coordenadas: 37.133722, -7.589897

No lado leste da Ilha de Tavira, encontra a Praia de Cabanas de Tavira, uma faixa estreita, delgada, de águas calmas junto à povoação de Cabanas de Tavira, cuja origem remonta aos tempos da pesca do atum.

Do pequeno cais, na borda oriental da povoação, ferries partem para a Praia de Cabanas. Na maré baixa pode ir a pé, mas o mais comum é usar um de barco – leva apenas poucos minuto. Também encontra aquatáxis com visitas guiadas pela Ria Formosa.

Caminhar pela praia é uma experiência alegre e, em poucos minutos, assegura um canto isolado para a sua família. A praia possui instalações básicas de apoio (restaurante e sanitários) e é vigiada durante a estação balnear.

Ao retornar, pode visitar um dos restaurantes na povoação e provar as amêijoas colhidas nos viveiros próximos ou deliciar-se com os vários pratos de polvo suculento.