Alentejo Baixo Alentejo Mértola e arredores (Alentejo)

Mértola e arredores (Alentejo)

A cooperativa criada para reavivar a tradicional indústria de tecelagem mostra os seus métodos e produtos na Oficina de Tecelagem. Todos se encontram na parte antiga da vila, sinalizada e facilmente identificável.

  • Coordenadas:37.638518, -7.663199

A cerca de cinco minutos a pé, a Basílica Paleocristã, no Largo do Rossio do Carmo, preserva trinta pedras funerárias numa reconstrução parcial dum primitivo templo cristão. Estes habitantes foram enterrados fora dos muros da cidade, há mais de 1500 anos.

Basílica Paleocristã
  • Coordenadas: 37.640618, -7.661615

Por volta de Mértola

Atravesse a ponte velha a sul (estrada Vila Real), e são quinze minutos a pé até ao antigo Convento de São Francisco (www.conventomertola.com).

Os proprietários transformaram-no num retiro artístico, com jardins, santuário de pássaros, e um museu da água demonstrando técnicas históricas de irrigação; há também uma galeria de arte contemporânea na antiga igreja.

Coordenadas: 37.634755, -7.666794

A norte da cidade, através da nova ponte, na estrada para Serpa, a 17 km, encontra a Mina de São Domingos.

As minas de cobre foram a principal fonte de emprego da cidade, e até à II Guerra Mundial, detidas por uma empresa britânica que empregava uma força policial privada e tratou os trabalhadores com uma brutalidade chocante.

Há um hotel e uma atraente praia fluvial no pequeno reservatório, popular nos fins de semana de verão.

  • Coordenadas: 37.672912,-7.496646

São cerca de 20 minutos de carro para sul, pela N265, até Pomarão, junto à fronteira espanhola – era o cais para a linha férrea da Mina de São Domingo, que enchiam os barcos com o minério extraído.

Pomarão
  • Coordenadas: 37.556287, -7.524832

Para alojamento, é difícil um lugar mais simpático para o seu orçamento que a Residencial Beira Rio, Rua Dr. Afonso Costa 109, (http://www.beirario.pt/) cujos melhores quartos têm vista para o rio. Um bom pequeno-almoço pode ser consumido no terraço – com estacionamento.

Fora da cidade, pode ficar num ambiente rústico de bom gosto no Convento de São Francisco (www.conventomertola.com). Na Mina de São Domingos, a antiga sede da empresa de mineração foi convertida no Hotel São Domingos (www.hotelsaodomingos.com), cujos todos os quartos têm terraço ou varanda com vista para a piscina, jardim ou para a praia fluvial.

  • Coordenadas: 37.670472,-7.502806

Os melhores restaurantes locais estão todos ao longo da Avenida Aureliano Mira Fernandes. Primeira opção é o Alengarve que serve uma ementa variada a preços razoáveis.

  • Coordenadas: 37.643481,-7.659735

Na cidade velha tem o Migas, um lugar aconchegante.

  • Coordenadas: 37.638982,-7.662615

Mértola fica a cerca de 50 km de Beja ou Serpa, e apenas 72 km a norte de Vila Real de Santo António, no Algarve, o que significa que vê progressivamente mais tráfego turístico. Se estiver a dirigir-se para o sul não vai querer perder Alcoutim.

Alcoutim (Algarve)

Alcoutim tem uma longa história como porto fluvial; o castelo remonta ao século XIV e oferece belas vistas sobre a cidade e o Rio Guadiana

Beja (Alentejo)

Na rota para o interior através do sul do Alentejo, Beja aparece como um oásis no meio dos campos de trigo. Com uma posição estratégica no centro das planícies...

São Cucufate (Alentejo)

É, um local tranquilo e rural, envolto em jardins paisagísticos de alecrim, tomilho e lavanda, onde a história de três vilas romanas separadas foram reveladas

Alvito (Alentejo)

Uma povoação de grande encanto, e onde abunda características manuelinas. É dominado pelo castelo - agora pousada