Algarve A Leste de Faro Olhão (Algarve)

Olhão (Algarve)

RIA FORMOSA

A Ria Formosa estende-se de Loulé, Faro, Olhão, Tavira até Vila Real de Santo António. É um sapal com penínsulas arenosas e ilhas populares paralelas à costa algarvia.

Olhão e Ria Formosa

Cais de Embarque para as Ilhas na Ria Formosa

  • Coordenadas: 37.023717, -7.837461

A frente ribeirinha é o ponto de partida para uma curta viagem de barco que o leva a praia de areias doiradas. A cerca de 5 minutos, para este, do Mercado de Olhão fica o Cais de Embarque, donde partem ferries para Culatra, Farol e Armora.

A Ilha da Armona (15 minutos) é acessível durante todo o ano, como são as aldeias de Culatra (35 minutos) e Farol (45 minutos) na Ilha da Culatra. No verão, também pode ir de Faro para Farol.

 

No extremo sul, encontra o único povoamento na ilha da Armona – há uma longa fila chalés de férias e cabanas. É uma caminhada de 15 minutos para o oceano, onde a praia desaparece na distância.

Um curto passeio leva-o a atraentes extensões de areia e dunas – quanto mais longe caminhar maior a privacidade. Continue para leste por 2 horas e chega à Praia da Fuzeta. Há alguns bares-restaurantes no cais. Orbitur (www.orbitur.pt) opera uma série de bungalows de férias à beira-mar.

 

A lha da Culatra é outra bela ilha de areia, mas diferente de Armona. A sua costa norte é pontilhada com uma série de povoamentos de pesca, misturada com uma pitada incongruente de moradias de férias.

Culatra é o maior povoamento embora Farol é mais agradável com as suas cabanas de pescadores e casas de férias reunidas debaixo dum farol. Se está a pensar em ficar, o melhor a fazer é perguntar ao redor no mercado de Farol onde pode ser capaz de alugar um quarto privado; acampar não é permitido.

Em Farol, Restaurante A-do-João serve bons pratos de frutos do mar, incluindo cataplana, bem como lanches como sanduíches.