Algarve A Leste de Faro Olhão (Algarve)

Olhão (Algarve)

Centro de educacao ambiental de Marim

  • Coordenadas: 37.033536, -7.820674

A cerca de três quilómetros a leste de Olhão, junto à estrada N125, Quinta da Marim é um centro de educação ambiental dentro do parque Natural da Ria Formosa. É um belo local sereno, cerca de sessenta hectares, situado no meio de dunas com arbustos, que visita em três horas.

Pode fazer o percurso de 2.5 quilómetros que o conduz a partir do parque de estacionamento, passado o centro de visitantes, ao longo dum percurso donde avista ninhos de cegonhas.

O destaque é um dos últimos moinhos de maré do país, com um café orgânico no piso superior; há também um restaurante no centro de visitantes.

Esta reserva é também o refúgio do cão-de-água português – no passado produzido e treinado, no Algarve, para a perseguição dos peixes presos nas redes dos pescadores locais. O declínio da pesca quase que levou à sua extinção.

Cão de Água Português

Talvez os mais populares cães de água portugueses foram os do antigo presidente Barack Hussein Obama II: o Bo e Sunny.

Da direita: Bo e Sunny

Do centro de Olhão são cerca de 15 minutos para Nordeste, pela N398, até encontrar Monterosa Olive Oil, os produtores do “Azeite Monterosa” – já com duas medalhas de ouro na New York International Olive Oil Competition (2013 e 2014).

  • Coordenadas: 37.090250, -7.788332

Tem a oportunidade de passear no olival de vinte hectares em Moncarapacho, conhecer o processo de produção de azeite e terminar com um evento de degustação.

 

  • Coordenadas: 37.054389,-7.746278

A piscatória vila da Fuseta, a cerca de 10 km a leste de Olhão servida por autocarros regulares, bem como pela principal linha ferroviária do Algarve, é um dos resorts “desconhecidos” do Algarve, provavelmente por causa da falta de alojamento.

Há quartos anunciados em casas particulares, mas a maioria dos visitantes ficam no acampamento junto à água, o Parque de Campismo da Fuseta, maravilhosamente posicionado sob árvores.

Não é a comunidade mais bonita da região, mas mantém o seu carácter colorido, cuja rotina diária se centra no seu porto de pesca.

No verão atrai uma comunidade de turistas de mochila e as duas comunidades se misturam na linha de quiosques-cafés espalhados a longo da paragem de ferry para o lado norte da ilha da Armona, localmente conhecida como Ilha da Fuseta.

As principais praias da Fuseta são a Praia da Fuseta-Ria e a Praia da Fuseta-Mar. A Praia da Fuseta-Ria fica ao pé da freguesia, muito popular, de águas serenas e quentes. Durante a maré baixa, ao caminhar pode observar caranguejos e bivalves.

  • Coordenadas: 37.050960, -7.743701

A Praia da Fuseta-Mar fica de frente para o Atlântico, no lado leste da Ilha da Armona, onde a água é um pouco mais fria. A melhor maneira de alcançá-la é através do ferry – leva cerca de 10 minutos a partir de Fuzeta.

 

Perto de Olhão encontra: Para Oeste, Faro, 18 minutos de carro pela N125, e de seguida Quinta do Lago e Loulé – cerca de meia hora pela N125.

Para norte, fica Estói e São Brás de Alportel, cerca de 20 minutos pela N398 e EM514. Deslocando-se para este, encontra Tavira cerca de 40 minutos pela A22.

Faro (Algarve)

Com um aeroporto internacional, centro comercial, Faro dá a sensação duma grande cidade. No entanto, a área central é relativamente pequena, ostentando um atraente...

Estói e São Brás de Alportel

O principal motivo para uma visita a Estói, no entanto, é o local Romano de Milreu. Conhecida pelos romanos como Ossonoba, esta cidade antecede a de Faro...

Quinta do Lago (Loulé)

É o resort mais caro de Portugal - 645 hectares de terreno elegantemente desenhados. O espaço no total vale mais de dois mil milhões de euros.

Loulé (Algarve)

Loulé, a 18 km para o interior de Faro, foi uma importante cidade no passado. Com as suas interessantes ruas, o castelo mourisco...

Tavira (Algarve)

Para chegar a este paraíso recatado faz uma travessia de barco pela Ria Formosa, que demora cerca de dez minutos, partindo da marginal da...