Início Funchal

Palácio de São Lourenço

À beira da Avenida do Mar, o Palácio de São Lourenço é um monumento histórico bem conservado, monumento nacional desde 1943. O seu interior abriga um núcleo museológico.

Não passa despercebido a ninguém que visita esta área, devido à sua dimensão – dos mais imponentes edifícios militares da ilha.

  • Coordenadas: 32.6471702; -16.9120021


Para mais informações do que fazer no Funchal, clique em atividades Madeira Funchal. Para um roteiro da ilha veja o que visitar na madeira.


Localização

Morada: Avenida Zarco, 9000-000 Funchal

Telefone: (+351) 291 202 530

email: gabrr.palacio@netmadeira.com


Só foi construído no século XVI, e na altura ficava mesmo à beira mar.

A fortificação da Madeira foi tardia, especialmente quando comparado com norte de África.

O segundo capitão donatário da ilha, João Gonçalves da Câmara, teme os riscos dum assalto ao povoamento e pede à infanta Dona Beatriz uma fortaleza.

A Dona Beatriz era Mestre da Ordem de Cristo e descendente de Nuno Álvares Pereira.

Ela olhou para o orçamento, parco para as realizações e a missão da ordem, e considerou o pedido não prioritário.

É o próximo mestre da ordem (futuro Dom Manuel I) que começa a fortificar a ilha, nomeadamente com o Baluarte Velho (donde fica agora o Palácio de São Lourenço).

Não será suficiente com a chegada de novos atores no atlântico… Funchal será alvo dum terrível ataque de corsários franceses em 1566.

É na sequência deste saque que o mestre das Obras Reais na Mateus Fernandes procede a ampliação do baluarte velho para a Fortaleza de São Lourenço com uma muralha de planta retangular.

Fortaleza de São Lourenço - século XVII
Fortaleza de São Lourenço – século XVII


A Fortaleza de São Lourenço tinha a dupla função de fortificação e paço e só foi concluído na época da Dinastia Filipina.

No século XVI, foi o lar dos capitães do donatário. Posteriormente, a sede da força militar castelhana no período filipino.

Com o tempo, a função residencial ganha preponderância sobre defensiva e passou a ser visto como um Palácio em vez de fortaleza.

Hoje em dia, funciona como residência do representante da república portuguesa na Madeira.

No lado sudeste ergue-se um torreão e outro torreão a noroeste – perto da área donde teriam entrado os corsários franceses.

Preço

A entrada é grátis.

Horário

  • Terça a sábado: das 10:00 às 17:00h
  • Encerrado ao domingo e segunda.


Núcleo Museológico do Palácio de São Lourenço

Há uma interessante exposição permanente numa das salas com vários artigos militares, alguns deles muito antigos e outros da I e II Guerra Mundial.

Verá painéis narrando um pouco da história da descoberta da Ilha da Madeira e dos primeiros povoadores.

As salas do edifício apresentam um fascinante conjunto de artes decorativas europeias e portuguesas. Também fascinante é a galeria de retratos da monarquia, entre os quais se destaca o retrato de Joaquim Leonardo da Rocha de Dom João VI.


Melhores Sítios a visitar na Madeira:

Também pode estar interessado em: