Início Portugal Área Metropolitana de Lisboa Palmela

Palmela

Setúbal

A próspera Setúbal fica a uns tranquilos 15 minutos (pela N252) de Palmela. São umas horas bem passadas no seu caminho pelo Parque Natural da Arrábida.

A avenida Luísa Todi é a principal artéria por onde todos passam: perto  do Estuário do Sado que nos suspira os encantos de Troia.

  • Coordenadas: 38.521735, -8.885137

Por detrás da avenida, junto ao jardim Engenheiro Luís da Fonseca  fica o Terminal de Ferry e de Catamarã que nos leva a Troia –  20 minutos que passam num instante.

Do outro lado tem vários restaurantes tradicionais que celebram a culinária de Setúbal. Experimente o popular restaurante Rei Do Choco Frito “Casa Santiago” (avenida Luísa Todi 98) e o choco frito acompanhado por vinho branco.

  • Coordenadas: 38.522974, -8.886974

O choco frito (molusco marinho) é dos pratos mais conhecidos de Setúbal, mas todos os peixes grelhados aqui têm um sabor especial.

Nas costas do restaurante, descortina o Arco de São Sebastião, que fazia parte da muralha que protegia a bela Setúbal da cobiça alheia – aqui terminava a vila medieval.

  • Coordenadas: 38.523065, -8.886149

A 100 metros avista um belo mirante da cidade, Miradouro de São Sebastião.  Ao regressar à avenida Luísa Todi, passa por um dos melhores mercados do mundo (de acordo com o USA Today): o Mercado do Livramento (avenida Luísa Todi 163)

  • Coordenadas: 38.522886, -8.893792

É um pouco a alma de Setúbal, e ao percorrer o corredor tem um comentário caloroso que lhe puxa pelo sorriso. A qualidade dos produtos e o tratamento dos clientes é singular.

Junto ao mercado do Livramento tem a popular loja Rotas do Sal que oferece serviço de observação de golfinhos (vinte euros por pessoa). O Convento de Jesus, século XV,  é outro marco a não perder – fica no coração da cidade.

Existem inúmeros locais pitorescos a visitar, mas continue na avenida Luísa Todi que culmina num belo jardim junto ao estuário. Daqui avistará, no topo duma pequena colina, o Forte de São Filipe construído em 1595 por ordem do Felipe II da Espanha.

  • Coordenadas: 38.517775, -8.909745

Foi erguido durante a União Ibérica, período em que Portugal foi anexado temporariamente a Espanha, e mantinha afastados corsários ingleses que não estavam satisfeitos por perder o aliado tão precioso.

Após a restauração da independência, foram adicionadas paredes mais espessas e um túnel de pedra que o leva ao interior. Hoje são os turistas que invadem o forte convertido  numa pousada.

 

 

Praias da Serra da Arrábida

O Parque Natural da Serra da Arrábida é uma área abençoada que culmina nas falésias de calcário que complementam o caráter comovente da serra.

É uma paisagem fértil em pinheiros, eucaliptos, matagais e prados – ciclistas apreciam as trilhas montanhosas, mas o mar hipnotiza todos que por aqui passam.

Praia Figueirinha

  • Coordenadas: 38.484423, -8.944458

A meia hora de Setúbal, passando pelo Forte de Santiago de Outão (século XVI)chega à formosa Praia da Figueirinha. É um vasto areal, vigiado, de águas calmas com parque de estacionamento e bar-esplanada (Não se esqueça do protetor solar).

 

 

Praia de Gálapos

  • Coordenadas: 38.484603, -8.964400

A Praia de Gálapos fica a 2 km da Praia da Figueirinha. Sem parque de estacionamento, vai ter que deixar a viatura na estrada ou no parque de estacionamento da praia da figueirinha.

É  vigiada, de águas limpas e tranquilas, com um agradável serviço de esplanada e restaurante.

 

 

Praia de Galapinhos

  • Coordenadas: 38.483786, -8.968685

Considerada como uma das melhores praias pelo jornal britânico The Guardian, a Praia de Galapinhos fica a 300 metros de Gálapos.

Acede-a por um de dois trilhos que o deixam junto ao sonolento areal. É uma praia extensa, vigiada, de amplas vistas para a Serra da Arrábida.