Açores Grupo Oriental Parte Oriental de São Miguel (Açores)

Parte Oriental de São Miguel (Açores)

  • Coordenadas: 37.832366, -25.146695

O concelho de Nordeste (https://cmnordeste.pt/) é tão longe do resto da ilha, que até ao final do século XIX (estradas em más condições) o barco era o meio preferido de viagem. Foi sempre charmoso.

Despertou, com uma estrada regional que liga Nordeste a Ponta Delgada. o centro da cidade é dominado pela Igreja Matriz de São Jorge (século XVIII)

Igreja Matriz de São Jorge

Abaixo do lado esquerdo da igreja encontra um pequeno museu com cerâmicas antigas da Lagoa e Vila Franca, tecelagem e outros itens da área.

No tempo dos Descobrimentos, as embarcações aproveitavam o vento que sopra de Nordeste para chegar à ilha, portanto, o Pico da Vara em Nordeste seria o primeiro grande ponto que avistavam. É a elevação mais alta de São Miguel (1103 metros)

O Nordeste fica acima duma falésia, mais protegida dos ataques surpresa de corsários e piratas que Ponta Delgada.

 

  • Coordenadas: 37.824092, -25.135965

Saindo da Vila e continuando pela para Sul, chega, em cinco minutos, o Farol do Arnel, século XIX, aberto nas quartas feiras. É aconselhável deixar o carro no parque da estrada, pois, a descida é íngreme.

De grandes vistas, a região é lindíssima, de tirar o fôlego – com vários miradouros que permitem apreciá-la.

 

  • Coordenadas: 37.799266, -25.146688

São dez minutos do Farol do Arnel até ao belo Miradouro da Ponta do Sossego na costa de São Miguel, com belo jardim.

 

  • Coordenadas: 37.789122, -25.147263

Continuando pela estrada, em cinco minutos chega ao Miradouro da Ponta da Madrugada, com deslumbrante vista, e local excelente para um piquenique. Existem mais, poderá explorar no caminho até à Povoação – a 25 minutos de carro.

 

  • Coordenadas: 37.747018, -25.200759

Para visitar a Cascata do Salto do Prego (água fria), antes de chegar à pequena Faial da terra, faça o trilho Salto do Prego (tome nota: são duas horas) – começa ao pé da paragem de autocarros. O terreno é pouco acidentado e bem sinalizado.

 

  • Coordenadas: 37.746647, -25.246030

O concelho da Povoação (http://www.cm-povoacao.pt/), é o local do primeiro povoamento em São Miguel. A Igreja da Nossa Senhora do Rosário, erguida no século XV foi o primeiro templo na ilha. O cronista Gaspar Frutuoso conta-nos uma história peculiar sobre a povoação da ilha:

No início, são enviados 12 Cavaleiros, experientes combatentes no Norte de África que com as suas parceiras criam aqui o primeiro povoamento. Julgam-se os primeiros, porém, detetam trilhos feitos por humanos.

Hábeis na arte de rastrear, rapidamente sobem no denso arvoredo até encontrar os restos duma fogueira. Não tardam a localizar um casal – tinham desaparecido de Santa Maria (primeira a ser povoada). O homem apaixonou-se pela mulher e tinha assassinado o marido.

Na sua “conversa” com os cavaleiros confessam que convenceram um pescador a transportá-los até São Miguel – e que depois o homem assassinou o pescador. Após ponderação, os Cavaleiros acabam por executá-lo – um exemplo de histórias que se perdem no tempo, porém, o Frutuoso foi prodigioso em registá-las.

 

  • Coordenadas: 37.733474,-25.302619

O vale que se aproxima da freguesia Ribeira Quente é muito verde e no caminho passa debaixo de dois túneis donde, no meio, há uma cascata.

Cascata da Ribeira Quente

Há uma boa praia de areia, Praia da Ribeira Quente, com todas as comodidades – os moradores dizem-lhe onde a água é mais quente (constata-se a diferença de temperatura ao movimentar-se na área)

Vai notar a remodelação do porto velho para o turismo. São vários restaurantes de peixe e frutos de mar, experimente as lapas e o polvo no Restaurante Ponta do Garajau (Rua Doutor Frederico Moniz Pereira 9)

  • Coordenadas: 37.735949, -25.298910