Açores Grupo Oriental Ponta Delgada (Açores)

Ponta Delgada (Açores)

Museu Militar dos Açores

  • Coordenadas: 37.736525,-25.67299

Regressando ao passeio marítimo, rapidamente avista Forte de São Brás (século XVI) – fica no extremo oeste do porto de Ponta Delgada. Foi a mais importante defesa contra os tenazes ataques de piratas e corsários.

Na sua juventude tinha capacidade dissuasora, na época expressa por projéteis de artilharia. Agora, alberga o Museu Militar dos Açores com exposições dos vários armamentos históricos – o acesso ao fascinante forte por si só vale a visita.

 

Convento da Nossa Senhora da Esperança
  • Coordenadas: 37.7380181,-25.6731211

Perto do forte, 250 metros, no campo de São Francisco, encontra o Convento da Nossa Senhora da Esperança (século XVI), donde fica o Santuário do Nosso Senhor do Santo Cristo dos Milagres.

A estátua sai em procissão ao quinto domingo após a Páscoa, nas Festas em Honra ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, que arrasta multidões numa das mais impressionantes festas católicas.

Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres

A maior jóia (pela escala) do património português consiste ao resplendor de Santo Cristo do século XVIII.

Resplendor do nosso Senhor Santo Cristo dos Milagres

O belo relicário que a estátua tem ao peito, encomendado pela Condessa da Ribeira Grande (século XVIII), guarda o Santo Lenho – bocado de madeira que se diz ser da verdadeira Cruz de Cristo – a Vera Cruz.

O número de milagres creditados é significativo e para onde um micaelense vai, há orações a Santo Cristo.

Relicário

Ainda no Campo, fica a imponente Igreja de São José, século XVIII, com altares em telha dourada e belos painéis.

Do Forte de São Brás até às piscinas de São Pedro estende-se o passeio marítimo da cidade. No fim da tarde é um excelente local de encontro para conversas tranquilas.

 

Passeio Marítimo

Ao percorrê-lo passa por várias esplanadas, e do outro lado avista as Galerias Comerciais Solmar Avenida Center, o local no passeio para efetuar compras.

Na proximidade do Solmar Avenida Center, foi erguido o Cais Portas do Mar que dinamizou a orla marítima.

  • Coordenadas: 37.738840, -25.662854

Para além do acesso aos cruzeiros e barcos inter-ilhas, inclui um jardim, pavilhão para atividades culturais, a popular piscina de água do mar, Piscina do Pesqueiro, e a marina com serviços de apoio e lazer.

  • Coordenadas: 37.739862, -25.661255

Junto à Marina de Ponta Delgada tem alguns restaurantes, populares bares e esplanadas.

  • Coordenadas: 37.741139,-25.659806

Na marina também encontra empresas especializadas na observação de baleias, como Picos de Aventura – que por cerca de 55 euros conduzem os visitantes ao encontro de baleias, cachalotes ou cardumes de golfinhos.

Ao redor da Marinha, tem dois hotéis de 5 estrelas: o Grand Hotel Açores Atlântico e mais recentemente o Azor Hotel.

A leste do passeio marítimo, encontra o complexo de piscinas.

 

  • Coordenadas: 37.740408, -25.660674

Nas Piscinas de São Pedro, vigiadas com serviços balneares, tem um pequeno café, piscina olímpica, uma para crianças, outra de mergulho e acesso direto ao mar – aberto durante o verão abre às oito da manhã e fecha às sete da tarde.

 

  • Coordenadas: 37.742217, -25.659695

Daqui suba para a Rua Engenheiro José Cordeiro, cerca de 600 metros, encontra o Mane Cigano. É melhor ir cedo, porque é popular. Uma pequena tasca micaelense, simples, com fama de ter os melhores chicharros fritos na ilha – preços acessíveis. Aqui, a velocidade do serviço não é a prioridade, mas satisfazer a barriga do cliente.