Açores Grupo Oriental Ponta Delgada (Açores)

Ponta Delgada (Açores)

Ananases A. Arruda

  • Coordenadas: 37.763123, -25.641102

Na periferia, na Fajã de Baixo, cerca de 5 km para Nordeste encontra Ananases A. Arruda (Rua Doutor Augusto Arruda), a mais conhecida casa do ananás açoriano que é, para muitos, o melhor do mundo.

Aberto todos os dias, das 9 da manhã às 6 da tarde, a plantação tem uma loja com vários produtos derivados do ananás. O fruto trazido da América do Sul chegou a no século XIX.

A sua produção é uma arte que, após mais de um ano, está pronto para consumo. Para além das estufas é preciso dotar o solo duma espécie de manta vegetal que facilita o aquecimento.

 

  • Coordenadas: 37.750245, -25.622035

Do centro da cidade, são 10 minutos para Este até à Praia das Milícias, conhecida como Praia Grande de areia basáltica (por isso mais quente) e água morna. Com bom parque de estacionamento, apoio balnear e restaurantes na proximidade.

 

  • Coordenadas: 37.750690, -25.617907

A cerca de 1 km para Este, fica a Praia de Pópulo e o seu restaurante-bar, areal menor e aconchegante, com balneários – de bandeira azul e vigiada.

 

Das praias de Ponta Delgada são 10 minutos em linha reta até ao concelho da Lagoa (http://lagoa-acores.pt) – pela estrada regional do pópulo. Lagoa, hoje em dia, é conhecida pelo Complexo de Piscinas de água salgada, com balneários e bar de apoio.

  • Coordenadas: 37.741651, -25.574553

Do complexo avista o porto da Lagoa conhecido como o Porto dos Carneiros – relacionado com o início da povoação da ilha.

Porto dos Carneiros
Porto dos Carneiros

Desta altura, há relatos dum monte na ilha de enorme fumaceira que no verão parece carvão em brasa. De modo que o Infante Dom Henrique lança carneiros e outro gado, precisamente aqui. Após algum tempo, com o gado vivo e multiplicando – conclui que há condições para o próximo passo.

 

  • Coordenadas: 37.745318, -25.582608

Para conhecer o passado cerâmico de São Miguel, o melhor local é a fábrica, Museu de Cerâmica Vieira, (Rua das Alminhas n.º 12) fundada em 1862. No passado, Lagoa foi o centro da indústria cerâmica de São Miguel (século XIX). Ainda são feitos louças, panelas, tigelas, vasos e outros itens em desenhos tradicionais e cores.

 

  • Coordenadas: 37.742757, -25.588335

A cerca de 700 metros do Museu da Cerâmica, à beira-mar, fica o Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores. Nos Açores estão os melhores especialistas portugueses no estudo de riscos vulcanológicos.

A entrada começa por uma travessia num túnel. Existe uma exposição inteiramente dedicada ao Vulcão dos Capelinhos da Ilha do Faial; raras imagens a cores das várias fases – ótimo exemplo para explicar a formação das ilhas.

Noutra secção tem uma bela coleção de rochas, uma secção dedicada à Paleontologia, com ovos de dinossauros e um dente de um Megalodon, o maior tubarão que existiu na terra – encontrado em Santa Maria.

 

  • Coordenadas: 37.750167, -25.586620

A cerca de 1 km do Observatório Vulcanológico, na Canada da Santa Bárbara 40, encontra o Restaurante Paladares da Quinta, inserido numa bela quinta – deguste o seu favorito vinho apreciando a natureza.

A cozinha tradicional aqui é bem tratada com vários pratos de qualidades – é dos melhores restaurantes da costa sul.

 

Também pode estar interessado: