Início Portugal Área Metropolitana de Lisboa Ao redor da Vila de Sintra

Ao redor da Vila de Sintra

O Palácio de Queluz é dos mais sumptuosos palácios de Portugal, o melhor exemplo da arquitetura rococó.

Palácio de Queluz

  • Coordenadas: 38.750723,-9.259082

Foi construído por Dom Pedro III, marido e regente da sobrinha, rainha Maria I, que viveu aqui durante o seu reinado de 39 anos (1777-1816), maluco nos último 27 anos, após a morte do seu filho José. No pátio até houve touradas.

Os visitantes entram pela Sala do Trono, forrado com espelhos, pinturas e floreios dourados. A Câmara de música é mais contida com o retrato da rainha Maria acima do piano de cauda.

Noutra ala encontra um conjunto elegante de salas públicas – de café e de jantar – todas decoradas com bom gosto.

Na Câmara do Embaixador diplomatas e ministros eram recebidos no século XIX. No final, talvez o quarto mais agradável é o simples Vestiário. Acesso aos jardins estão incluídos no preço do bilhete.

Ainda pode desfrutar duma refeição na cozinha original do palácio, Cozinha Velha que mantém a sua chaminé de pedra, arcos e teto abobadado de madeira.

A comida nem sempre é tão impressionante como o palácio. As cozinhas são agora parte da Pousada Dona Maria I (www.pousadas.pt), e pode ficar num dos 26 quartos luxuosos no anexo ao palácio.

O palácio fica na linha de comboios de Sintra, (vinte minutos da estação do Rossio, de Lisboa). A estação a sair é Queluz-Belas: da estação vire à esquerda e caminhe na estrada principal por quinze minutos, seguindo as indicações.

 

Convento dos Capuchos

  • Coordenadas: 38.784356,-9.43817

Do centro de Sintra para o Convento de Capuchos são 10 km, meia hora de carro para oeste na N247. O Convento dos Capuchos é uma ermida extraordinária.

É difícil não se comover com a simplicidade deste convento franciscano, construído com o intuito de harmonizar a construção humana com os elementos naturais. Foi ocupada por trezentos anos, finalmente abandonada em 1834.

 

 Colares

Colares

A cerca de 9 km (17 minutos de carro pela N243 e N247) do Convento de Capuchos encontra Colares, famosa pelo vinho tinto feito de uvas cultivadas no solo arenoso local. O produtor local, Adega Regional de Colares, acolhe concertos ocasionais, degustações e exposições.

 

  • Coordenadas: 38.806627, -9.442639

Colares é facilmente acessível na rota de autocarros SintraCascais (403 ou 401 de Sintra). O melhor lugar para comer é no Colares Velho, Largo Dr. Carlos Franca 1-4.

 

Praia Grande

  • Coordenadas: 38.813916,-9.478039

A oeste de Colares, poucos minutos de carro pela avenida do Atlântico, encontra a Praia Grande, a melhor praia na área, certamente para os surfistas.

Campeonatos Mundiais de Bodyboarding já foram realizados aqui, assim como de Voleibol de Praia. Não se esqueça do protetor solar.

Há uma abundância de cafés baratos e restaurantes espalhados ao longo da estrada costeira. O Autocarro 441 da estação de Sintra passa por aqui.

Se quiser pernoitar aqui, encontra o Hotel Arribas, de três estrelas e barato. Os quartos são enormes com uma piscina de água do mar, restaurante e café-terraço com excelente vista.

Hotel Arribas

Praia das Maçãs

A norte da Praia Grande encontra a Praia das Maçãs, 5 minutos de carro, pequena, mas animada vila de férias com bares e restaurantes – um bom lugar para se estar um ou dois dias. Pode apanhar o autocarro 441 da estação da vila de Sintra.

Praia das Maçãs
Praia das Maçãs
  • Coordenadas: 38.82497,-9.469947

Com vários bares e restaurantes  – O Loureiro, na rua Esplanada Vasco da Gama, é de bom valor e oferece grandes vistas para a costa.

Alternativamente, tente o Clube Maçãs, na Rua Pedro Álvaro Cabral 2-12, com terraço de frente para as areias, é o local ideal para uma bebida fresca, sanduíche ou gelado.

 

Azenhas do Mar

Azenhas do Mar
  • Coordenadas: 38.840306,-9.462372

O autocarro 441 continua 2 km a norte para Azenhas do Mar, uma povoação no topo duma falésia com uma pequena praia e piscina de água salgada. De carro, Azenhas do Mar fica a 5 minutos da praia das maçãs, pela avenida Luís Augusto Colares.

 

Cabo da Roca

  • Coordenadas:38.780278,-9.498889

Cabo da Roca, a 14 km de Colares (cerca de meia hora de carro), é oficialmente o ponto mais ocidental da Europa continental; no local tem um farol, loja, café e posto de turismo.

Se quiser pernoitar por aqui perto, não procure mais do que São Saturnia (www.saosat.com) – avista um sinal após Azoia no caminho de volta para Cabo da Roca. O convento do século XII fica num vale onde o tempo parece ter parado.

Os seis quartos, três suites e apartamentos estão todos decorados num estilo tradicional. Há uma pequena piscina ao ar livre, churrasqueira e terraço com vistas deslumbrantes.

 

O que visitar perto: