Portugal Área Metropolitana de Lisboa Ao redor da Vila de Sintra

Ao redor da Vila de Sintra

Palácio de Queluz

Coordenadas: 38.750723,-9.259082

O Palácio de Queluz é dos mais sumptuosos palácios de Portugal. Encomendado em 1747 e utilizado como residência de verão – o melhor exemplo da arquitetura rococó.

O palácio fica na linha de comboios de Sintra, (vinte minutos da estação do Rossio, de Lisboa). A estação a sair é Queluz-Belas: da estação vire à esquerda e caminhe na estrada principal por quinze minutos, seguindo as indicações.

O palácio foi construído por Dom Pedro III, marido e regente da sua sobrinha, rainha Maria I, que viveu aqui durante o seu reinado de 39 anos (1777-1816), maluco nos último 27 anos, após a morte do seu filho José. No pátio até houve touradas.

Os visitantes entram pela Sala do Trono, forrado com espelhos, pinturas e floreios dourados. A Câmara de música é mais contida com o retrato da rainha Maria acima do piano de cauda. Noutra ala encontra um conjunto elegante de salas públicas – de café e de jantar – todas decoradas com bom gosto.

Era na Câmara do Embaixador que diplomatas e ministros eram recebidos no século XIX. No final, talvez o quarto mais agradável é o simples Vestiário. Acesso aos jardins estão incluídos no preço do bilhete.

Ainda pode desfrutar duma refeição na cozinha original do palácio, Cozinha Velha que mantém a sua chaminé de pedra, arcos e teto abobadado de madeira. A comida nem sempre é tão impressionante como o Palácio. As cozinhas são agora parte da Pousada Dona Maria I (www.pousadas.pt), e pode ficar num dos 26 quartos luxuosos no anexo ao palácio.

Convento dos Capuchos

Coordenadas: 38.784356,-9.43817

Do centro de Sintra para o Convento de Capuchos são 10 km, meia hora de carro para oeste na N247. O Convento dos Capuchos é uma ermida extraordinária.

É difícil não se comover com a simplicidade deste convento franciscano, construído com o intuito de harmonizar a construção humana com os elementos naturais. Foi ocupada por trezentos anos, finalmente abandonada em 1834.

 Colares

Colares

A cerca de 9 km (17 minutos de carro pela N243 e N247) do Convento de Capuchos encontra Colares, famosa pelo vinho tinto feito de uvas cultivadas no solo arenoso local. O produtor local, Adega Regional de Colares, acolhe concertos ocasionais, degustações e exposições.

 

  • Coordenadas: 38.806627, -9.442639

Colares é facilmente acessível na rota de autocarros SintraCascais (403 ou 401 de Sintra). O melhor lugar para comer é no Colares Velho, Largo Dr. Carlos Franca 1-4.

Praia Grande

Coordenadas: 38.813916,-9.478039

A oeste de Colares, 7 minutos de carro pela avenida do Atlântico, encontra a Praia Grande, a melhor praia na área, certamente para os surfistas. Campeonatos Mundiais de Bodyboarding já foram realizados aqui, assim como de Voleibol de Praia.

Há uma abundância de cafés baratos e restaurantes espalhados ao longo da estrada costeira. O Autocarro 441 da estação de Sintra passa por aqui.

Se quiser pernoitar aqui, encontra o Hotel Arribas, de três estrelas e barato. Os quartos são enormes e dispõe de piscinas de água do mar, restaurante e café-terraço com excelente vista.

Hotel Arribas

Praia das Maçãs

A norte da Praia Grande encontra a Praia das Maçãs, 5 minutos de carro, pequena, mas animada vila de férias com bares e restaurantes – um bom lugar para se estar um ou dois dias. Pode apanhar o autocarro 441 da estação da vila de Sintra.

Praia das Maçãs
Praia das Maçãs
  • Coordenadas: 38.82497,-9.469947

Com vários bares e restaurantes O Loureiro, na rua Esplanada Vasco da Gama, é de bom valor e oferece grandes vistas para a costa. Alternativamente, tente o Clube Maçãs, na Rua Pedro Álvaro Cabral 2-12, com terraço de frente para as areias, é o local ideal para uma bebida fresca, sanduíche ou gelado.

Azenhas do Mar

O autocarro 441 continua 2 km a norte para Azenhas do Mar, uma povoação no topo duma falésia com uma pequena praia e piscina de água salgada. De carro, Azenhas do Mar fica a 5 minutos da praia das maçãs, pela avenida Luís Augusto Colares.

Azenhas do Mar
  • Coordenadas: 38.840306,-9.462372

Cabo da Roca

Cabo da Roca, a 14 km de Colares (cerca de meia hora de carro), é oficialmente o ponto mais ocidental da Europa continental; no local tem um farol, loja, café e posto de turismo.

Coordenadas:38.780278,-9.498889

Se quiser pernoitar por aqui perto, não procure mais do que São Saturnia (www.saosat.com) – avista um sinal após Azoia no caminho de volta para Cabo da Roca – o convento, do século XII, fica num vale onde o tempo parece ter parado.

Os seis quartos, três suites e apartamentos estão todos decorados num estilo tradicional. Há uma pequena piscina ao ar livre, churrasqueira, e terraço com vistas deslumbrantes.

O que visitar perto: