Início Alentejo Alto Alentejo Portalegre (Alentejo)

Portalegre (Alentejo)

Catedral de Portalegre

  • Coordenadas:  39.291239, -7.433699

Descendo do Castelo pela Rua Besteiros em 5 minutos chega à Praça do Município. De frente para a Praça do Município, encontra a belíssima Catedral de Portalegre, do século XVI, de exterior austero, exceto por alguns resquícios de fantasia nos pináculos piramidais das suas torres.

 

Museu Municipal

  • Coordenadas: 39.291136,-7.433753

No largo da Sé, para além da catedral há uma série de grandes edifícios, e perto, na rua José Maria Rosa, encontra o Museu Municipal – fiel repositório de algumas cerâmicas e de peças em marfins, bem como de tapetes de Arraiolos.

 

 

Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino

  • Coordenadas: 39.292314,-7.433001

Do museu municipal, indo na direção da rua São Vicente acabar por descortinar o interessante Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino (10 minutos a pé em linha reta). As tapeçarias de Portalegre são famosas e verdadeiras obras primas que se fazem em Portugal.

Há exemplos de teares antigos e uma seleção de milhares de tons de lãs usadas nas recriações em tapeçaria de pinturas contemporâneas de artistas portugueses.

A Tapeçaria de Portalegre tem uma técnica exclusivamente portuguesa inventada por Manuel do Carmo Peixeiro. Quando Guy Fino conhece o filho do Manuel do Carmo do Peixeiro no liceu nasce a ideia de transpor obras de arte para tapeçaria.

Da parte antiga da cidade, todas as ruas principais acabam por convergir para a rotunda do Rossio, no coração da moderna Portalegre com uma fonte.

 

Convento de São Bernardo

  • Coordenadas:  39.296758, -7.426805

Do Rossio ao elegante Convento de São Bernardo, são 15 minutos em direção à Avenida da Liberdade e Rua General Conde Jorge de Avilez.

O Mosteiro do século XVI foi fundado pelo bispo da Guarda, D. Jorge de Melo, e pode visitar o seu túmulo. O Rei Filipe II de Espanha terá dito: «grande gaiola para tão pequeno pássaro».

Realmente o túmulo seria digno até para um grande rei. A igreja e os seus claustros são monumentos nacionais desde o princípio do século XX.

Há muito espaço de estacionamento perto do Rossio. O centro de turismo fica na Rua Guilherme Gomes Fernandes. A estação rodoviária situa-se à volta do Rossio na Rua Nuno Álvares Pereira.

Autocarros partem da Estação ferroviária de Portalegre, a 12 km fora da cidade, na linha Lisboa-Badajoz.

 

O que visitar perto: