Algarve A Oeste de Faro Portimão (Algarve)

Portimão (Algarve)

  • Coordenadas: 37.119747, -8.559169

Deslocando-se para Oeste de Portimão e da Praia da Rocha, a cerca de 10 minutos chega ao excelente areal, Praia do Vau, pequeno mas de belas vistas (de poucas ondas). A praia é vigiada, de fácil acesso, com várias opções de restaurantes e um supermercado por perto –  no verão o estacionamento pode ser difícil.

A cerca de 1 Km, para o Oeste, encontra a Praia do Barranco das Canas, popularmente conhecida como Praia do Alemão – varias décadas atrás um senhor alemão construiu uma moradia sobre a falésia.  A extensa praia, de areias finas e de águas calmas, é vigiada durante o verão.

Praia do Alemão
Praia do Alemão
  • Coordenadas: 37.119677, -8.562766

  • Coordenadas: 37.119377, -8.580309

A cinco minutos (de carro) da Praia de Vau, para Oeste pela EM 351, fica a Praia dos Três Irmãos, um pequeno areal de água cristalina com lindas formações rochosas que elevam a sua singularidade. Com bar-restaurante, casas de banho, e no caminho para outras praias como a de Alvor.

Sob a Praia dos Três Irmãos encontra o Pestana Alvor Praia Premium Beach & Golf Resort (5 estrelas), com piscina (interior e exterior), health club, restaurante e bar. Os quartos são confortáveis, espaçosos, funcionários prestáveis e o pequeno-almoço é divinal.

  • Coordenadas: 37.121286, -8.579528

Praia de Alvor

  • Coordenadas: 37.122223, -8.595240

A Praia de Alvor é um belo e extenso areal de areias finas, com espaço para todos, mas por vezes ventosa. A praia é vigiada com óptimos acesso. Por perto tem bons restaurantes e um parque de estacionamento.

Alvor atrai principalmente famílias e manteve-se como aldeia de pescadores até perto de 1960. Hoje em dia a parte velha foi ultrapassada pelos edifícios modernos.

Igreja do Divino Salvador

  • Coordenadas: 37.131424, -8.594623

Embora grande parte de Alvor foi arrasado no terramoto de 1755, ainda possui a Igreja do Divino Salvador (século XVI) com a sua porta manuelina. A sua torre oferece grandes vistas para o estuário do Alvor. O antigo núcleo, em torno da igreja, mantém seu carácter tradicional e e o porto é uma delícia com os coloridos barcos de pesca e restaurantes.

Ao descer a colina para o pequeno porto pode vislumbrar os pescadores a limparem as suas capturas, muitas das quais vendidas nos restaurantes da área. A estrada ao longo do porto leva-o ao belo rio Alvor e suas praias.

Castelo de Alvor

Jardim no lugar do Castelo de Alvor
Jardim no lugar do Castelo de Alvor
  • Coordenadas: 37.129258, -8.593521

O centro de turismo da cidade fica no centro, na Rua Dr. Alfonso Costa 51, e daqui é uma curta caminhada para o Castelo de Alvor, que remonta ao século XIII, ainda com alguns trechos da muralha e torre – agora abriga um parque infantil.

No passado, Alvor alcançou fama como o lugar donde Dom João II (o Príncipe Perfeito) morreu (1495). Foi o grande promotor do Caminho Marítimo para a Índia. Aliás, um dos seus últimos actos foi a nomeação do Vasco da Gama para ser o capitão da frota que deveria partir para a Índia – mas não verá os resultados desta expedição.

Dom João II

Quando a Rainha Católica Dona Isabel soube da sua morte teve uma exclamação que diz tudo: “Murió el Hombre!” A Rainha Dona Isabel conheceu-o muito bem, há um episódio interessante que exemplifica a sua personalidade: a dada altura Dom João II quer concluir uma negociação entre os 2 reinos ibéricos, porém julga que os Reis Católicos procuram ganhar tempo ou hesitam.

De modo que o rei português manda um emissário urgente com 2 pedaços de papel e pede aos Reis Católicos para escolherem: num papel lia-se Paz e no outro Guerra…O episódio acabou por reanimar a negociação.

A partir daqui, a Rua Padre David Neto leva-o para Rua Dr. Frederico Ramos Mendes, a principal com vários bares e restaurantes. O melhor dos restaurantes de peixe é o Zé Morgadinho do singular António Carmo (no Largo da Ribeira 9 – fechado quinta-feira), com mesas ao ar livre.

  • Coordenadas: 37.130415, -8.596390

Pode desfrutar de excelente comida tradicional, peixe ou carne grelhada, com vista para o mar e com um belo pôr do sol. Porém em certas alturas, principalmente em pleno Agosto, muita gente procura o pequeno restaurante e poderá estar lotado – perto do castelo, tem O Alcaide, na Rua do Castelo 17. De ambiente mais íntimo com deliciosas cataplanas de peixe a preços moderados.

Para baixo, junto ao mar, pode sentar-se à beira da grande duna no Restaurante Restinga: peixe fresco, saladas, e refeições leves a preços moderados – Robert de Niro foi um cliente satisfeito.

  • Coordenadas: 37.123325,-8.598052

A 1 Km, para norte, do Restaurante Restinga encontra o Trigana Boat Trips (ao pé da rotunda da marginal de Alvor): navegar, em estilo, a bordo dum barco de vela tradicional (cerca 35 euros por adulto) – da costa da baía de Alvor até um dos promontórios para desfrutar das formações rochosas e, se desejar, dar um mergulho no mar.

  • Coordenadas: 37.129845, -8.596711

Passadiço de Alvor

  • Coordenadas: 37.126390, -8.596030

O Passadiço de Alvor, de acesso à Praia de Alvor e à Ria de Alvor. é um magnífico passeio a pé ou de bicicleta especialmente durante o pôr do sol. O estuário da Ria de Alvor é o paraíso dos amantes da natureza que atrai aves da Europa e África.