Açores Grupo Central Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

  • Coordenadas: 38.731618, -27.058390

Um dos maiores atrativos da cidade é sem dúvida a acolhedora praia que abraça o mar na sua ampla baía. É sem dúvida uma bela praia, de águas mornas e pacatas, com espaço para todos e vários serviços de apoio balnear.

Ao longo da sua extensão emerge uma série de cafés, esplanadas. O Hotel Marina Hotel fica mesmo ao pé da Praia Grande e da Marina.

Perto fica o porto oceânico de águas profundas do cabo da praia, que recebe os barcos não só de mercadorias, mas também, durante a época de verão, recebe os cruzeiros que navegam entre as ilhas dos Açores. Do outro lado da marina, a mais pequena praia é também popular.

Foi aqui, na baía, que se dá a batalha de 11 de agosto de 1829, na qual o Duque da Ilha Terceira, comandante das forças liberais, derrota estrondosamente a numerosa esquadra miguelista. À vila da Praia é-lhe concedida o título da Vitória.
Batalha da Baía da Praia

Quando morre Dom João VI, Dom Pedro é o filho mais velho, como se proclamou Imperador do Brasil e os brasileiros não aceitam que seja Rei de Portugal, a coroa fica para a sua filha que se casa com Dom Miguel – ficando este como regente.

Contudo, grandes proprietários convencem Dom Miguel a proclamar-se Rei absoluto de Portugal e os liberais do Porto refugiam-se nos Açores. De Lisboa acabam por mandar uma esquadra aos Açores.

  • Coordenadas: 38.731111-27.050556

Nesta altura a baía era guarnecida por 6 pequenos fortes. Os miguelistas tentam ocupar o Forte Espírito Santo. Após 4 horas de luta, desistem com grande número de mortos. Hoje, ainda avista uma muralha – é tudo o que resta do Forte Espírito Santo, na extremidade esquerda da baía.

 

  • Coordenadas: 38.721183, -27.062869

O melhor hotel na cidade, Atlântida Mar Hotel, fica ao pé da costa, a 1 km da Praia Grande, pela rua Poço da Areia – com excelente relação preço-qualidade. Terá confortáveis quartos com varanda, um pequeno almoço (buffet) com produtos regionais, acesso ao ginásio, piscina, jacuzzi e sauna.

 

  • Coordenadas: 38.733645, -27.053776

Seguindo pela Avenida Álvaro Martins Homem, são 5 minutos de carro até ao Miradouro na serra de Santiago, o local ideal para uma vista privilegiada da baía e da cidade da Praia da Vitória – com amplo espaço de estacionamento.

Como pano de fundo está a serra de cume que sobrancelha a cidade da praia da vitória e à direita encontra uma zona militarizada onde se guardavam os combustíveis para os aviões norte americanos da base militar.

A base das lajes era um ponto muito importante na estratégia norte-americana em que os aviões chegavam e faziam o reabastecimento, que foram muito importante na Guerra do Golfo do primeiro presidente Bush contra o Iraque.

No passado, no topo da Serra de Santiago havia, todas as noites, uma enorme fogueira que funcionava como farol. Hoje, no local há um monumento à padroeira da Praia, Imaculado Coração de Maria, erigido no fim do século XX.

 

  • Coordenadas: 38.730571, -27.075387

Se procura um lugar na cidade para experimentar comida típica terceirense, então não procure mais que a Casa de Pasto de Bela Vista (rua Vale Farto, 30) com uma decoração interessante e atendimento descontraído. Fica na periferia, 5 minutos de carro para Oeste da Praia Grande.

Experimente o prato típico da terceira, alcatra de carne. O polvo guisado é excelente.

 

  • Coordenadas: 38.735833, -27.157584

Do restaurante está a 10 minutos do fascinante Clube Golfe da Ilha Terceira, com hortênsias, flores Azáleas e Estrelícias e cerca de 70,000 árvores criptomérias plantadas ao longo do campo de golfe da Ilha da Terceira.

O campo de golfe da Ilha Terceira tem um layout de par 72 (37 35). O clube é um dos mais populares em Portugal e a sua loja muito procurada, pois, apresenta equipamentos de golfe a preços excelentes.

 

  • Coordenadas: 38.709441, -27.112123

A cerca de 10 km da Praia, para o interior da Ilha encontra ao pé da estrada o Miradouro da Serra do Cume, de grandes vistas. Se tiver tempo, vale a pena fazer a viagem conduzindo ao longo da colina.

O ponto mais alto é de cerca de 540 metros – vista de pequenos ricos campos, cercados por muros de pedra e hortênsias, e do porto da Praia da Vitória. Por detrás tem a visão da maior área plana em todos os Açores, situada entre a Serra do Cume e a Serra da Ribeirinha – a nordeste de Angra do Heroísmo.

Dos pastos que avista do miradouro saem cerca de 50% do leite produzido na terceira, que no final do dia é transportado pelo camião cisterna que recolhe o leite para a Fábrica.

Todas as ilhas têm o seu queijo, mas a mais famosa é São Jorge. Não se esqueça de experimentar a manteiga (Milhafre), produzida aqui na ilha, amada pelos locais.