Açores Grupo Central Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

Praia da Vitória – Ilha Terceira (Açores)

  • Coordenadas: 38.680281, -27.055532

Em cerca de 15 minutos de carro, para Sul, encontra a sonolenta Porto Martins, outrora coberta de vinhas, dos quais ainda existem alguns pequenos traços, agora renovada por casas de férias. Perto do porto existe uma piscina natural e o restaurante (Buzius).

 

  • Coordenadas: 38.665630, -27.090574

Continuando para Sudoeste, dez minutos, chega à plácida vila São Sebastião, donde emerge a gótica Igreja São Sebastião, século XV, feita pelos primeiros povoadores. O seu interior apresenta muitas características interessantes, incluindo um incomum teto.

Império do Espírito Santo de São Sebastião
Império do Espírito Santo de São Sebastião

De frente para a igreja está o colorido Império do Espírito Santo de São Sebastião. A cerca de 500 metros, na Rua Arrebalde, encontra o rústico restaurante Os Moinhos.

  • Coordenadas: 38.664695, -27.086563

Inserido num moinho de água, com excelente atendimento e a típica ementa regional. Terá a oportunidade de experimentar a popular sopa do Espírito Santo, central nas Festsa do Divino do Espírito Santo.

É também um bom lugar para experimentar a tradicional Alcatra, um combinado de carnes de várias qualidades no alguidar de barro tradicional, depois regado com vinho, tradicionalmente o vinho dos biscoitos, mas agora também com o vinho de cheiro.

A Alcatra é uma derivação dum prato do centro e interior de Portugal, que era feito com as carnes de pior qualidade e o vinho era o que enriquecia o próprio prato.

 

  • Coordenadas: 38.648457, -27.097927

A cerca de 5 minutos do centro, para Sul, fica a Baía da Salga, no presente uma zona balnear com todos os serviços de apoio e, por perto, um parque de campismo. Aqui, um monumento relembra-nos a Batalha da Salga:

Em 1581 uma frota espanhola de 10 navios ancora na Baía – depois de ter bombardeado Angra. Foi dado alarme, porém, já cerca de 1000 soldados haviam desembarcado. Após luta feroz, sem lado vitorioso, Frei Pedro lançou a ideia de conduzir toiros e gado bravo – algo que havia pouco na ilha…

Quando a enorme massa de animais acelera, com enorme estrondo, sobre os espanhóis, estes naturalmente recuam em grande desordem. Safam-se apenas 50 – nadam para as embarcações, a maioria foi morta ou afogaram (com o peso das armaduras) em cima uns dos outros.

A Ilha Terceira e grupo central ainda resiste enquanto o país é anexado por Filipe II de Espanha. O conde da Vila, Ciprião de Figueiredo, enviou a seguinte mensagem ao Filipe II, outrora o homem mais poderoso da Europa:

“…antes morrer livres, que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho porque um morrer bem é viver perpetuamente … ”

 

  • Coordenadas: 38.644274, -27.131706

Da Baía da Salga são quatro quilómetros para Oeste até encontrar o Miradouro Cruz do Canário – passando pela vila do porto judeu. Deixe-se levar por uma atmosfera única do oceano polvilhado pelos Ilhéus das Cabras. Especificamente, no Porto Judeu, tem dois bons restaurantes.

Um deles, com deslumbrante vista para os Ilhéus das Cabras, é o Restaurante Snack-Bar Rocha, precisamente pela telha de polvo acompanhado de batata doce e a Tarte Dona Amélia. Tome nota que a prioridade não é o serviço rápido.

  • Coordenadas: 38.647034, -27.122251

O outro é o movimentado, mas simpático, Boca Negra, perto da Igreja de Santo António, no Largo de Santo António. As especialidades são: alcatra de peixe, caldo de peixe ou o polvo (delicioso) – também têm alcatra de carne e vários grelhados.

  • Coordenadas: 38.647681, -27.120370

Se continuar para Oeste, em 10 km (um quarto de hora) chega ao centro histórico de Angra do Heroísmo.