Portugal Algarve Ria Formosa

Ria Formosa

A costeira capital do Algarve é uma tranquila. Dentro das muralhas antigas ficam os principais pontos de interesse da cidade. Na costa está a omnipresente Ria Formosa e todo um modo de vida tradicional que resiste ao mundo urbano.

Ria Formosa e Marina de Faro

Através de passeios de barco terá um vislumbre da beleza local. Aqui a avifauna é rica, com sorte avistará flamingos e cegonhas.

Flamingos
Flamingos

As vias da Ria Formosa conduzem-no às ilhas de areia dourada. Nos dias mais calmos, não há sinais de vida humana além das comunidades isoladas na Ilha da Culatra. Na época alta, a toda a hora pode tomar um ferry até à Ilha Barreta (conhecida como Ilha Deserta) e para a Ilha da Culatra.

 

  • Coordenadas: 36.995958, -7.977923

É a única conectada ao continente através duma estrada por isso apresenta maior desenvolvimento turístico. A Ilha da Barreta (Deserta) e da Culatra são consideravelmente mais silenciosas, mas todas são singulares, e com o seu próprio encanto.

A Praia de Faro é a mais desenvolvida, com um serviço regular de autocarros. O areal se estende por vários quilómetros e é exposta ao temperamento do oceano atlântico. Por esta razão, o mar é mais agitado que nas outras ilhas (e mais frio). No verão, pode ser difícil encontrar estacionamento.

A praia é vigiada, com uma boa variedade de cafés/restaurantes. A área central da praia costuma ficar lotada, sobretudo turistas portugueses. Porém, uma caminhada de 15 minutos é o suficiente para se isolar.

 

  • Coordenadas: 36.985861, -7.963382

Caminhando para sudeste, não tarda a avistar a Praia da Barrinha (também conhecida como Barra de São Luís) com Ilha da Barreta (Ilha Deserta) no horizonte. A praia é tranquila e normalmente sem vivalma, com a exceção dos que são impulsionados a fazer esta caminhada solitária.

 

  • Coordenadas: 37.012247, -7.936131

A Ilha da Barreta, popularizada como Ilha Deserta pelos pescadores locais é das menos desenvolvidas na Ria Formosa – um areal de cerca de 10 km. Embarca no Cais das Portas do Mar da cidade de Faro e a viagem leva cerca de 45 minutos (custa cerca de €5 euros).

Mesmo em plena época alta encontra um lugar só para si. É um enorme prazer nadar na água excecionalmente limpa. Há apenas um restaurante na Barreta, o Estaminé, que é um sucesso entre os visitantes. Se possível, reserve com antecedência.