Portugal Algarve Ria Formosa

Ria Formosa

Com mais de oito quilómetros de praia, é dos destinos mais populares na Ria, mesmo assim é perfeita para quem busca privacidade em pleno agosto, pois há espaço para todos. É perfeita para evadir às praias lotadas do Algarve. Só pode ser alcançada de barco.

O ferry regular parte de Faro, da Ilha da Culatra ou de Olhão. Durante o verão, o ferry parte praticamente toda a hora. De Olhão a viagem demora cerca de 20 minutos. Um bilhete regular custa menos de 5 euros (ida e volta).

O ferry chega pelo lado noroeste da ilha, onde a água é mais quente, por estar próxima da costa continental. Na proximidade encontra um parque de campismo.

Para chegar ao lado do oceano, caminha pela rua principal ladeada por vários restaurantes e lojas. Um punhado de pessoas vive aqui do turismo e pesca.

De frente para o oceano, fica a Praia da Armona Mar, que se estende pela linha do horizonte. É um lugar maravilhoso, de água limpa, mas o vento pode ser forte, dado que que existe pouca resistência à sua passagem, e o sol bate sempre forte (não se esqueça do guarda-sol).

A partir daqui, pode caminhar até à parte leste da Ilha da Armona, conhecida como a Praia da Fuseta.

 

Ilha da Armona ao pé de Fuseta

A Praia da Fuseta está localizada no norte da Ilha Armona, ao lado da freguesia Fuseta (Olhão). A Ria Formosa estreita-se para perto da costa, de modo que a viagem de barco é rápida, e por vezes pode nadar para a Ilha.

O porto da Fuseta está repleto de barcos coloridos. Embora a pesca seja uma parte importante da economia da Fuseta, o turismo agora floresce. Pode deslocar-se ao mercado, no Largo 1º de Maio, e adquirir peixe proveniente dos pescadores locais.

A Fuseta tem um serviço regular de autocarro e uma estação de comboio com ligações a Faro e Vila Real de Santo António. Ao longo do porto, há um belo passeio com cafés e restaurantes e donde vai encontrar a empresa Passeios Ria Formosa, com vários pacotes e rotas para explorar um dos últimos paraísos naturais em Portugal.

Cada vez mais as pessoas procuram o serviço de barcos privados (começa por cerca de €50) com destino a praias privadas, que muitas vezes acaba em mariscada e sesta à beira da água.

Em Fuseta encontra duas praias: a Praia da Fuseta-Ria e a Praia da Fuseta-Mar.

A Praia da Fuseta-Ria, na costa da freguesia, é particularmente apreciada por grupos familiares, pois tem um acesso fácil e águas mais quentes, serenas, com bar ao pé.

  • Coordenadas: 37.050960, -7.743701

A outra praia, Praia da Fuseta Mar, fica no lado do oceano atlântico na ilha Armona. Apanha um ferry a partir de Fuseta (viagem de cerca de 10 minutos – menos de €2 ida e volta).

  • Coordenadas: 37.042990, -7.744844

A água é mais fria, mas o areal é dum enorme encanto donde experiência um magnífico pôr do sol.