Início Funchal

Rua de Santa Maria

A Rua de Santa Maria é das mais antigas da zona velha do Funchal, na ilha da Madeira. É também das ruas mais coloridas da região com 650 metros de comprimento.

Para informações sobre a ilha da Madeira, clique O Que Visitar Na Madeira.

  • Coordenadas: 32.648077, -16.904110

Localização

Perto da costa, no lado oeste do Funchal, a rua emerge bem perto do Mercados dos Lavradores e deixa-nos perto da Igreja de Santa Maria Maior.

Morada: Rua de Santa Maria 9060-291 Funchal 

A sua origem remonta ao século XV, altura em que Funchal começa a ser povoado com maior intensidade.

Quando esta parte do Funchal começou a ser povoado, os portugueses construíram a Igreja de Santa Maria do Calhau e a pequena rua de terra que dava aos devotos acesso à igreja.

Com a evolução do povoamento no séculos posteriores, para oeste e para norte, a parte velha começa a ficar mais deteriorada.

A Câmara Municipal teve um plano brilhante para revitalizar a zona histórica do Funchal, e que a transformou para uma das atrações mais visitadas da cidade.

As portas das casas foram pintadas por artistas conhecidos e menos conhecidos. As ilustrações são muito bem-feitas e dão a impressão de que a rua é cheia de vida e cor.

A assinatura de Marcos Milewski pode ser encontrada na primeira porta a ser pintada, localizada na Rua de Santa Maria, 77 (2011).

A rua foi transformada numa galeria de pública através do projeto artE pORtas abErtas (2010). O espaço incentiva à descoberta artística, a caminhar pela rua e a interagir com as obras de arte.

Outros artistas plásticos juntaram-se e  as ruas adjacentes também foram revitalizadas pela presença da arte e da cultura.

A rua de Santa Maria é uma rua encantadora: humilde em origem, rica em personalidade e cor. Neste sentido, faz justiça aos Madeirenses.

Rua de Santa Maria Restaurantes

A rua está repleta de restaurantes e esplanadas e  diversificado menu de comida regional ou internacional.

O acolhedor Restaurante Taberna Ruel é o mais conhecido na rua. A comida é deliciosa, principalmente o peixe fresco. Dê uma chance ao bife de atum. É de altíssima qualidade. A equipa é muito  acolhedora!

O preço ronda 28 € por pessoa.

A conhecida padaria Mariazinha encontra-se na Rua de Santa Maria; constantemente movimentada com clientes ao longo do dia, com todas as delícias que o Funchal tem para oferecer.

Tem o melhor pastel de nata na Madeira, barato e disponível toda a noite. As ruas outrora tranquilas da zona velha de Funchal fervilham de atividade!

Existem vários bares onde se pode beber poncha e casas onde se pode ouvir fado.

O que Visitar por Perto:

A Rua de Santa Maria fica na área este do Funchal, a dita zona velha. Está muito perto das frutas exóticas do Mercado dos Lavradores e Madeira Story Centre que nos narra a história da Madeira.

A poucos metros passa o Cabo Teleférico Funchal – Monte que se eleva até aos famosos jardins botânicos tropicais da Madeira na altiva freguesia do Monte (Monte Palace e o Jardim Botânico da Madeira).

Junto à costa temos mais história no Forte de São Tiago junto uma pequena praia de calhau e a um complexo balnear que é um desafogo no verão. No interior, alberga um interessante restaurante.

Melhores Sítios a visitar na Madeira: