Portugal Açores Ilha de São Miguel (Açores)

Ilha de São Miguel (Açores)

Se só tem uma semana para explorar, partirá a deixar lugares para a próxima visita. É uma boa ideia passar as primeiras três noites das suas férias em Furnas, e restantes noites em Ponta Delgada.

Deste modo, obtém a sensação real da ilha e da sua diversidade. Garantidamente, vai precisar de alugar um carro.

Furnas é sempre o lugar ideal para relaxar, descontrair.

Furnas Boutique Hotel

No passado, o trigo foi importante para alimentar as praças portuguesas do Norte de África, mais tarde a laranja e a pesca foram a grande riqueza económica de São Miguel. Nos últimos anos foi o sector de serviços e turismo que explodiram.

Todavia, a principal riqueza da ilha ainda é o gado para o fornecimento da carne, do leite e derivados.

A ilha foi uma região isolada, e um viveiro de experiências culturais, com uma identidade muito própria, evidente na pronúncia micaelense, parecido à pronúncia de Castelo de Vide (Alto Alentejo) e o francês – é exclusiva de S. Miguel.

O número de vultos importantes que saíram de São Miguel é extraordinário – a começar por Teófilo de Braga, que presidiu o primeiro governo provisório da República Portuguesa – o esplendor da natureza também parece brotar de artistas e escritores como Antero de Quental ou Natália Correia.

Apesar da positiva evolução da sociedade micaelense, em meados do século XX havia mais habitantes que agora. A migração foi sobretudo para o continente americano, para trabalhar em áreas industriais e zonas pesqueiras. O laço com a ilha nunca foi quebrado, e muitas festividades exportadas.

Lagoa das Sete CidadesFaz parte do grupo oriental com Santa Maria. Existem ligações aéreas regulares inter-ilhas, nomeadamente entre o aeroporto de Ponta Delgada e o aeroporto de Santa Maria (meia hora de viagem).

De seguida, a mais próxima é a Terceira no Grupo Central, a segunda mais importante do arquipélago, também com voos regulares (cerca de 40 minutos de viagem)

Ilha de Santa Maria (Açores)

Santa Maria identifica-se como a ilha do sol dos Açores, e sendo um pouco mais para sul que as restantes ilhas dos Açores, recebe de facto mais sol - por isso as temperaturas são ligeiramente mais elevadas.

Ilha Terceira (Açores)

A Ilha Terceira é conhecida por duas coisas: a base americana aérea nas Lajes e pela a Angra do Heroísmo que é Património histórico Mundial da UNESCO. É um pouco injusto porque há muito mais por descobrir.

Entre maio e outubro, a partir da Marina de Ponta Delgada tem ligações marítimas entre Vila de Porto em Santa Maria (ver mais em Atlânticoline) com Ponta Delgada – três a quatro horas de viagem, depende da embarcação usada. O preço por adulto ronda os 50 euros. A viagem para a Terceira são cerca de 5 horas de viagem.

Mais Sobre São Miguel: