Início Algarve A Oeste de Faro Sagres (Vila do Bispo)

Sagres (Vila do Bispo)

Praia do Martinhal

  • Coordenadas: 37.019779,-8.925497

A partir das falésias acima do porto é uma caminhada de cerca de 5 a 10 minutos para este, até à gloriosa Praia do Martinhal – espaço ideal para windsurf.

 

Fortaleza de Sagres

  • Coordenadas: 36.997334,-8.948831

A Fortaleza de Sagres domina a vila – a rua da Fortaleza corre diretamente até ao promontório da Fortaleza – 5 minutos de carro da Praia da Mareta (N268-2).

Foi erguida no século XV (1450) por ordem de Dom Afonso V (sobrinho do Infante Dom Henrique), dando suporte às navegações que partiam e chegavam à costa algarvia.

As embarcações ficavam ancoradas perto da fortaleza, cuja costa é quase um porto natural, e com acesso a todo o suporte logístico que o forte proporcionava.

Após a formidável entrada do túnel vê o enorme seixo da Rosa dos Ventos de Sagres, descoberta debaixo duma igreja em 1921. Ainda hoje em dia não se sabe ao certo a sua função, pode ter sido usada para medir a direção do vento.

Rosa dos Ventos de Sagres

É incomum no sentido em que o seu diâmetro é dividido em 40 segmentos em vez dos tradicionais 30 segmentos. Também pode ter sido um relógio de sol, ou ter um sentido mais profundo e místico – existem várias teorias sobre a matéria.

A Rosa dos Ventos é do tempo em que o Infante Dom Henrique era Governador da Ordem de Cristo (a continuação dos Templários em Portugal).

O Infante viveu nesta região, em vários lugares. Sagres é uma das possibilidades do local final da Vila (casa) do Infante. Na proximidade fica a Capela da Nossa Senhora da Graça do tempo do Infante Henrique (século XV).

Capela da Nossa Senhora da Graça

Hoje em dia, os outros edifícios na fortaleza são uma loja, café e verá uma exposição que mostra mapas de Portugal – pouco adicionam à beleza do local. É bastante agradável passear nas paredes ou para a Ponta de Sagres, promontório donde seguramente o Infante refletiu novas etapas para o jovem reino.