Portugal Área Metropolitana de Lisboa Sintra (Portugal)

Sintra (Portugal)

  • Coordenadas: 38.796307,-9.396024

Quinta da Regaleira é apenas uma caminhada de cinco minutos fora da vila na estrada Seteais-Monserrate. Foi declarada Património Mundial pela UNESCO em 1995, projetada pelo arquiteto italiano Luigi Manini para o proprietário António Augusto Carvalho Monteiro.

Os jardins circundantes são impressionantes, abriga fontes, terraços e grutas. A característica mais marcante é o Poço de Iniciação, inspirado pelas práticas dos Maçons.

  • Coordenadas: 38.793987,-9.420882

Sintra em meados do século XIX estava no centro das atenções duma Europa românica;  além da Regaleira a estrada leva-o, por uma série de belas quintas, até Monserrate.

Em 1809, o poeta romântico Lord Byron, com 21 anos, faz uma viagem de navio até ao Médio Oriente, que o faz aportar em Portugal e nesta altura desloca-se para Monserrate.

A razão do seu interesse preze-se com o facto de que alguns anos antes ter vivido outro inglês, Beckford, homem riquíssimo que viajara bastante. Quando Byron aqui se desloca a casa encontra-se abandonada e descreve-a no poema “Childe Harold’s Pilgrimage”.

Sir Francis Cook, dos ingleses mais ricos na sua altura, compra a propriedade no século XIX e constrói um palácio vitoriano inspirado pelo Royal Pavilion (Brighton). O Palácio fica situado num vasto parque botânico de árvores exóticas e plantas subtropicais. Continua a ser um dos jardins mais ricos da Europa, com mais de mil espécies diferentes de árvores e plantas subtropicais.

Porém, teve uma enorme sensibilidade cultural ao reinterpretar o palacete com as raízes árabes, nomeadamente padrões que podemos reconhecer de Alhambra em Granada – o expoente da arte islâmica na península.

No centro está o uso do Octógono semelhante às das capelas da Capela Imperfeita (do Mosteiro da Santa Maria da Vitória na Batalha) que se tornaram referências para a arquitetura neogótica inglesa.

O que visitar perto de Sintra: