Algarve A Leste de Faro Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António

Ayamonte (Espanha)

Do outro lado do rio Guadiana, do século VIII até ao século XII, Ayamonte fazia parte da Taifa muçulmana de Niebla – reconquistada pelo minhoto Mestre Paio Peres Correia em nome do Rei Sancho II de Portugal (1239). Deste momento passa a estar nas mãos da Ordem Militar de Santiago de Paio Peres Correia.

Azulejos representando Paio Peres Correia no Mosteiro de Tentudia – Badajoz, Espanha

Nos próximos anos, o povoamento vai a ser trocado entre a coroa Portuguesa e a de Castela, de acordo com os acordos negociados. No século XIV passa definitivamente para as mãos do Reino de Castela.

Foi em Ayamonte que nasceu Rodrigo de Jerez, que acompanha Don Cristobal Colon na Nau Santa Maria (1492). É creditado como o introdutor do tabaco na Europa.

Rodrigo de Jerez

Travessia do Guadiana a partir de Vila Real de Santo António 

  • Coordenadas: 37.196962, -7.413924

Vale a pena fazer a travessia marítima (cerca de €2), pelo terminal de travessia marítima do Guadiana, para a cidade fronteiriça espanhola: para os seus bares de tapas e praças arborizadas.

O terminal fica para norte do Porto de Recreio, e a viagem é muito agradável: um passeio de vinte minutos pelo Guadiana, com as fortificações de Castro Marim visíveis para oeste. No passado o terminal era o principal ponto de passagem para Espanha, mas com a criação da bela ponte rodoviária sobre o Rio Guadiana (4 km norte de Castro Marim) perdeu importância.

 

Ayamonte

  • Coordenadas: 37.21392,-7.408796

Iglesia de Nuestra Señora de las Angustias

  • Coordenadas: 37.213356, -7.409235

A cerca de 10 minutos do local de chegada em Ayamonte (Travessia Marítima), encontra a Iglesia de Nuestra Señora de las Angustias (século XVI) que abriga a imagem padroeira, a nossa Senhora das Angústias.

Com claras influências islâmicas (mudéjar) é uma típica igreja andaluza. Sofreu alguns estragos com o terramoto de 1755, mas poucos quando comparado com os templos no Algarve.

Diz a tradição que a imagem da Nossa Senhora das Dores foi encontrada no meio do rio. Espanhóis e portugueses queriam a sua posse, havendo um acordo para partilhá-la. No momento de se tirar a imagem de Ayamonte, havia sempre problemas ligados ao mar e ao rio que tornava impossível a deslocação.

Os portugueses concluiriam que a imagem “não queria” deixar Ayamonte. Para agradecer a atitude portuguesa foi decidido que o templo seria erguido sob uma colina próxima das margens do Rio Guadiana.

 

Hotel Isla Canela Golf Course

  • Coordenadas: 37.195938, -7.394139

Na proximidade da Ilha Canela e do Rio Guadiana, o Hotel Isla Canela Golf (de 4 estrelas) com uma boa piscina e restaurante. Os quartos, com uma pequena varanda, são espaçosos e limpos. 

É um local maravilhoso para uma partida de golfe. É considerado dos melhores campos de golfe (18 buracos) em Espanha. A vegetação, especificamente laranjeiras, oliveiras e eucaliptos, foram localizadas em pontos estratégicos que tornam o campo num verdadeiro desafio – lagos cercam alguns dos buracos.

 

Puerto Deportivo Marina Isla Canela

  • Coordenadas: 37.187828, -7.339579

Localizado na foz do rio Carreras (do outro lado fica a Isla Cristina), Puerto Deportivo Marina Isla Canela é o primeiro porto espanhol após o Algarve, protegendo perfeitamente os barcos das intempéries.

Na proximidade existem vários locais de interesse turístico e comercial, nomeadamente um pequeno centro comercial (com supermercado), vários restaurantes e a praia.

 

Para Norte encontra Castro Marim, 8 minutos pela N122, Alcoutim a meia hora de carro pela IC27. Mais a Sul, a 15 minutos pela N125, encontra Monte Gordo.

Para Sudoeste há uma sequência de praias (Manta Rota, Altura, Cacela Velha) – a cerca de 15 minutos de carro pela N125. Continuando para sudoeste, a cerca de 25 minutos pela A22, chega a Tavira.

Monte Gordo (Algarve)

Monte Gordo, do concelho de Vila Real de Santo António, é o último resort antes da fronteira espanhola, e foi pioneira no turismo no Algarve...

Castro Marim (Algarve)

A pequena vila de Castro Marim, a 5 km ao norte de Vila Real, foi uma fortaleza importante para proteger costa sul de Portugal...

Alcoutim (Algarve)

Alcoutim tem uma longa história como porto fluvial; o castelo remonta ao século XIV e oferece belas vistas sobre a cidade e o Rio Guadiana

Manta Rota e Altura (Algarve)

Na Manta Rota, encontrará um punhado de restaurantes servindo pratos de sardinha à entrada da praia soberba...

Tavira (Algarve)

Para chegar a este paraíso recatado faz uma travessia de barco pela Ria Formosa, que demora cerca de dez minutos, partindo da marginal da...