Alentejo Alentejo Central Vila Viçosa (Alentejo)

Vila Viçosa (Alentejo)

O Castelo de Vila Viçosa foi construído por Dom Dinis, finais do século XIII e foi a sede da Casa de Bragança até à conclusão do palácio. O seu interior foi renovado e abriga um museu dedicado à caça e à arqueologia.

Coordenadas: 38.779976,-7.414872

Perto do Castelo, dentro dos muros do castelo, encontra o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal, de Vila Viçosa – igreja matriz da Vila Viçosa fundada no século XIV por Nuno Álvares Pereira.

A estação de autocarros fica de frente ao mercado municipal no sopé do Largo Dom João IV – atravesse a praça e são duzentos metros até qualquer uma das ruas à frente da Praça da República, que marca o centro. Para o castelo são cerca de cinco minutos a pé, e para o Paço Ducal cerca de 5 minutos pela Rua Dr. Couto Jardim.

Na praça da República fica a Igreja de São Evangelista, também conhecida como Igreja de São Bartolomeu, (século XVII) de enorme beleza arquitetónica com belas vistas para o castelo.

Igreja de São Evangelista
  • Coordenadas: 38.778120, -7.419521

No que diz respeito a alojamento, a Hospedaria Dom Carlos na Praça da República 25, é a escolha mais óbvia. Outra opção em torno de Vila Viçosa é a Pousada de Dom João IV, junto ao Palácio no Terreiro do Paço (www.pousadas.pt), que mantém intactas as salas e claustro do convento do século XVI.

Coordenadas: 38.781889,-7.421083

No Largo Dom João IV existem alguns lugares baratos para refeições. No topo desta praça, na Mata Municipal (jardins da vila), Os Cucos é uma casa popular com bom peixe e uma lista de especialidades diárias.

Coordenadas: 38.776081,-7.419025

Nas proximidades, em Estremoz e Borba o mármore é o material de construção dominante: a estrada de Borba, a 5 km de distância é revestido com enormes pedreiras de mármore.

Para conhecer melhor esta indústria que predomina na região, o seu processo de extração e transformação – visite o pequeno didático Museu do Mármore Raquel de Castro, situado na Pedreira da Gradinha, perto do Lidl.

  • Coordenadas:  38.786559, -7.424435

Évora (Alentejo)

Évora é uma das cidades mais impressionantes e agradáveis em Portugal, recheada de monumentos memoráveis sob protecção da UNESCO. Com um templo romano, ruas mouriscas, um circuito de muralhas medievais e um grandioso conjunto de mansões do século XVI.

Viana do Alentejo (Alentejo)

É um típica povoação do sul alentejano - que preserva um castelo, de influência mudéjar e manuelina. As paredes foram construídas sobre um plano pentagonal, por D. Dinis em 1313

Reguengos de Monsaraz (Alentejo)

A pequena povoação de Reguengos de Monsaraz, a cerca de 40 quilómetros a partir de Évora ou Estremoz, é conhecida pelos excelentes vinhos locais, e poderá visitar as adegas fora da cidade

Estremoz (Alentejo)

Estremoz é certamente a melhor base para explorar esta região de mármore, por causa do número e qualidade de alojamentos e restaurantes. O palácio de Dom Dinis é agora uma pousada

Montemor-O-Novo (Alentejo)

Vale a pena exporar a parte velha, encimada por um castelo onde Vasco da Gama finalizou os seus planos para o caminho marítimo para a Índia