Início Portugal Madeira Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

Rua de Santa Maria

  • Coordenadas: 32.648077, -16.904110

No lado leste da cidade, perto do Mercado dos Lavradores, desvenda a parte velha de Funchal, polvilhada com ruas atmosféricas, como a Rua Santa Maria, adornada com arte urbana nas portas de vários bares, galerias e restaurantes.

Continuando na Rua de Santa Maria, não demorará muito para passar pelo Largo do Corpo Santo, com árvores mimosa em flor – algumas casas aqui datam do século XV (apenas o povo morava aqui).

Na praça, verá a pequena Capela do Corpo Santo, uma das mais antigas do século XVI – dedicada a São Pedro, padroeiro dos pescadores.

 

Teleférico do Funchal

  • Coordenadas: 32.647073, -16.902250

É das viagens mais interessantes, por teleférico em que o seu destino é o pequeno Monte, com belas vistas da baía de Funchal e acesso a dois jardins espetaculares.

O acesso ao Teleférico do Funchal fica a meio quilómetro da Rua de Santa Maria, perto do Forte de São Tiago – custa cerca de quinze euros (ida e volta). A viagem termina perto da Igreja de Nossa Senhora do Monte (século XIX); templo que erigido no local de uma das primeiras capelas no arquipélago.

 

Jardim Botânico

  • Coordenadas: 32.661999, -16.894410

Perto da igreja fica o esplêndido Jardim Botânico da Madeira que lhe proporciona vistas inesquecíveis. No seu seio coabita 2000 espécies de plantas de todo o mundo – embora a maioria seja indígena dos Açores, Cabo Verde ou Canárias (Macaronésia).

 

Jardim Tropical Monte Palace

  • Coordenadas: 32.674259, -16.901575

O outro magnífico jardim fica a meio quilómetro da Igreja de Nossa Senhora do Monte. O Jardim Tropical Monte Palace, anteriormente herdade do cônsul Charles Murray (século XVIII) é agora propriedade da Fundação Berardo.

Notará nos passeios magníficos painéis de azulejos, que remontam desde o século XV até ao presente. O museu do jardim dedica 2 andares a uma coleção de esculturas, com várias obras africanas.

 

Carreiros do Monte

  • Coordenadas: 32.675367, -16.902711

Junto à da Igreja de Nossa Senhora do Monte, é impossível não reparar no transporte tradicional, que remonta ao século XIX, para chegar ao centro do Funchal de rápida – é das principais atrações da ilha.

Dois concentrados Carreiros do Monte, vestidos de branco e com chapéus de palha, guiam os turistas num carro de cesto (de madeira e vime). É uma viagem de dez minutos, custa trinta euros (para duas pessoas) atingindo velocidades próximas a quarenta quilómetros – abrandam, se necessário, usando as botas.