Início Portugal Madeira Ilha da Madeira

Ilha da Madeira

Santana

  • Coordenadas: 32.805233, -16.881841

A 1 hora de São Vicente fica Santana e as tradicionais casas triangulares – postal turístico da ilha. No centro da vila descobre uma praça bem tratada e uma bela igreja do século XVII com um altar de talha dourada.

A menos dum quilómetro descobre o Parque Temático da Madeira, sete hectares de espaços verdes e pavilhões que retratam a antiga vida quotidiana dos madeirenses. No interior verá uma superfície de água, parque infantil, café, mas o que nos cativa é o artesanato.

 

Levada do Caldeirão Verde

  • Coordenadas: 32.783606, -16.906026

No interior de Santana encontra uma pequena preciosidade; Parque das Queimadas (em parte com vegetação típica da floresta Laurissilva).

A Casa de Abrigo das Queimadas delimita o princípio do curso Levada do Caldeirão Verde – são 13 quilómetros (ida e volta – dura cinco horas e meia) que culminam num encantador anfiteatro natural que dá nome à levada – Caldeirão Verde.

 

Parque Florestal do Ribeiro Frio

  • Coordenadas: 32.738963, -16.887248

No seio da ilha não tarda a chegar ao Ribeiro Frio – lindíssimo vale recôndito. Neste espaço o sol é celebrado com grande alegria, mas a timidez do sol não enfraquece o crescimento da flora, pelo contrário: hortênsias e orquídeas animam os espaços verdes ao redor da fazenda de trutas.

Aqui terá acesso a ótimas caminhadas, nomeadamente a famosa Vereda dos Balcões (um quilómetro que completa em cerca de hora e meia). Culmina no Miradouro dos Balcões que nos oferece um panorama cinematográfico dos picos da ilha.

Pico do Arieiro

  • Coordenadas: 32.735648, -16.928603

No interior norte, a 10 km de Ribeiro Frio, surge a magnífica vista do Miradouro do Pico do Arieiro – num dia claro avista a costa norte e sul.

Junto ao Miradouro começa um dos percursos mais populares na ilha: PR1 Vereda do Arieiro, que une Pico do Arieiro ao Pico Ruivo – os dois picos mais altos da ilha.

O trajeto total é cerca de sete quilómetros, mas pode optar por percorrer a primeira parte da vereda até ao Miradouro do Ninho da Manta (mais ou menos uma hora – ida e volta).

 

Ponta de São Lourenço

  • Coordenadas: 32.749259, -16.706715

Ao explorar a costa nordeste da ilha não tarda a chegar ao Miradouro da Ponta do Rosto, que no revela um ambiente bem singular da restante ilha, mais selvagem e árido.

O trilho até à ponta da pequena península começa junto ao parque de estacionamento, e para o completar leva três horas (ida e volta). A dada altura, no seu percurso terá 2 opções: pode deslocar-se para baixo para uma magnífica praia de calhaus.

Se optar por continuar para esquerda acabará por descobrir a Casa do Sardinha, um centro de receção donde descansa e recupera suas forças em plena comunhão com a natureza.

Daqui leva 30 minutos para chegar à ponta da península (Ponta do Furado) com um encantador panorama da costa e do atlântico que envolve os ilhéus (Farol e Cevada) no horizonte.

 

Miradouro do Pico do Facho

  • Coordenadas: 32.723919, -16.758541

O estreito de Machico, fica a 14 km da Ponta de São Lourenço e na sua baía desembarcou os primeiros portugueses.

No lado este da Baía de Machico descobre o Miradouro do Pico do Facho – pico de trezentos e vinte metros, que em séculos anteriores era o espaço ideal para dar o alerta da presença de intrusos na costa.

Ainda se recorda estes tempos, no último domingo de agosto, com o acendimento duma fogueira durante a Festa do Santíssimo Sacramento.

 

Capela do Senhor dos Milagres

  • Coordenadas: 32.719100, -16.764172

No centro de Machico descobre a Capela do Senhor dos Milagres, no espaço donde foi celebrada a 1.º Missa. Junto à costa pode explorar seus encantadores cafés e os simpáticos locais. Quando a maré se encontra baixa, será recompensado com a Praia da Banda Além junto ao Porto de Recreio.