Início Portugal Alentejo Odemira

Odemira

Moinho de Vento de Odemira

  • Coordenadas: 37.595007, -8.634950

A 1 km, no Cerro dos Moinhos, fica um dos ex-libris da vila: o Moinho de Vento de Odemira, que opera de acordo com a tradição. Terá uma bela vista das redondezas. O moinho de vento é uma inovação muito antiga, remonta ao século I –  o eixo vertical foi usado pela primeira vez na Pérsia Oriental (atual Irão).

  • Coordenadas: 37.600130, -8.620964

A 5 minutos de carro, pela N263, surge uma boa opção de alojamento, Quinta Do Chocalhinho: 5 casas rurais numa adorável propriedade com uma vista privilegiada, piscina e campo de ténis – com bom pequeno almoço.

 

 

Parque das Águas

  • Coordenadas: 37.585025, -8.661

Para sul, 5 minutos, surge o Parque das Águas em Boavista dos Pinheiros:  fantástico espaço de merendas com pinheiros, salgueiros, pequeno lago, casas de banho e enorme serenidade.

Esse espaço foi alvo duma série de intervenções que permitiram a requalificação de áreas plantadas e a renaturalização das linhas de água.

 

 

Pego da Pias

  • Coordenadas: 37.644227, -8.618745

A 20 minutos de carro, para norte, tem um ponto mágico, de energia e bonança. Pego das Pias é sempre um lugar muito agradável, mas de acesso de difícil, donde pode mergulhar das rochas para as águas da Ribeira do Torgal.

O nome terá origem nas cavidades circulares da rocha provocadas pelos redemoinhos numa altura em que o nível das águas era superior ao presente. É um ponto mágico. Não se esqueça do protetor solar.

 

 

Ermida da Senhora das Neves

  • Coordenadas: 37.741771, -8.549985

Para norte da vila de Odemira, 30 km e já perto de Colos, chega aos domínios da Ermida da Senhora das Neves onde é recompensado por uma paisagem magnífica.

Não tem as planícies a perder de vista, pelo contrário, são colinas, barrancos, donde no passado havia em cada colina um monte (pequena exploração agrária e pecuária), mas este tempo acabou e os montes reclamam maior atenção.

 

 

Igreja de Nossa Senhora da Assunção (colos)

  • Coordenadas: 37.735399, -8.457697

A 20 minutos da ermida, desvenda a bela Igreja de Nossa Senhora da Assunção (século XVI) no centro de colos. De estilo gótico foi erguida a mando da ordem de Santiago substituindo um templo mais antigo.

Em 1499, Colos recebe foral e torna-se vila, sede de concelho, por ordem do Rei Dom Manuel I – como jovem passou por aqui. Com 26 anos deslocava-se a cavalo para Alvor sob ordem do então rei, Dom João II, que se sentia particularmente mal – era um monarca querido pelo povo, mas seu temperamento era temido pelos nobres.

A esplêndida esposa de Dom João II, Dona Leonor, tinha uma relação especial com o seu conjugue – já na adolescência eram unidos, mas o casal perdeu dois filhos, Dom João II matou seu primo, irmão mais velho (por conspirarem contra o reino português) e teve um filho ilegítimo. Estas coisas deixam marcas e Leonor não está em Alvor.

A rainha envia um mensageiro para intercetar o seu irmão mais novo, Dom Manuel, que o alcança em Colos. A mensagem é simples: não vás para Alvor, fica comigo em Alcácer do Sal. O jovem acata a decisão de sua irmã, e será em Alcácer do Sal que recebe a notícia que Dom João II morreu.

O falecido rei deixa algumas instruções no seu testamento, mas nunca saberemos o que queria dizer ao herdeiro do trono –  segredos do estado não são escritos em documentos públicos.

 

 

Ponte Dona Maria

  • Coordenadas: 37.510190, -8.467848

Para sul da Vila de Odemira, 40 minutos pela N266 e N123, chega à freguesia Santa Clara-a-Velha, donde se depara com a Ponte Dona Maria, de dois arcos, que atravessa o rio Mira.

Foi construída no século XVIII com base no modelo romano e funcionou até ao século XIX. A sua envolvente é de grande beleza, perto da barragem de Santa Clara.

 

Barragem de Santa Clara

  • Coordenadas: 37.516199, -8.444009

A magnífica Barragem da Santa Clara, chegou a ser a maior barragem portuguesa, alimentada pelo rio mira que, através de canais, leva a água até à Vila Nova de Milfontes. O topo da barragem fica a uma altura de 135 metros acima do nível do mar.

É um dos lugares mais encantadores do Alentejo, parece uma larga lagoa, com uma imensa serenidade. Numa das suas margens surge a Praia Fluvial de Santa Clara, com bandeira azul e uma plataforma flutuante.

Pode navegar pelas águas calmas através duma embarcação tradicional de pesca, apreciando uma bebida refrescante.

A escassos quilómetros fica a Santa Clara Country Hotel, de 4 estrelas, com um pequeno parque infantil, piscina e deslumbrante vista para a albufeira da barragem de Santa Clara –  os quartos são espaçosos e funcionais.

  • Coordenadas: 37.511575, -8.439184