Porto Covo

 

 

Porto Covo, a 170 km sul de Lisboa, é um destino popular entre os turistas portugueses seduzidos pelas magníficas praias da Costa Vicentina.

Faz parte do concelho de Sines, e o seu centro foi reconstruído após o terramoto de 1755, donde agora fica a praça principal (Largo Marquês de Pombal) inspirada pelos ideais da arquitetura pombalina.

No século XVIII era um pequeno assentamento ao pé duma pequena baía. O Covo refere-se à rede de pescas para a captura de lagostas, e na localidade descobre bons restaurantes de peixe fresco e frutos do mar. Ainda se caracteriza como uma pequena comunidade pesqueira, mas é o turismo que impulsiona o seu crescimento.

Praia de Morgavel

  • Coordenadas: 37.906986, -8.799588

A 10 km da frente urbana, para norte, surge a bonita Praia de Morgavel, abrigada do vento e de mar tranquilo. É vigiada, de fácil acesso e com parque de estacionamento.

  • Coordenadas: 37.907519, -8.797882

Na sua envolvência tem o Bom Petisco (com estacionamento) – vários pratos de peixe fresco acompanhado por saladas em porções generosas e com uma boa relação preço-qualidade. Por perto fica o Parque de Campismo Campingir São Torpes.

 

 

Praia de Vale Figueiros

  • Coordenadas: 37.894790, -8.797025

A Praia de Vale Figueirós fica a 2 km, para sul, da praia de Morgavel – é um encanto para se estar em ambiente familiar. As ondas atraem os adeptos de desportos náuticos e, perto do areal, descortina a escola Costa Azul Surf.

De fácil acesso, com estacionamento, é vigiada, com bandeira azul, donde desagua a ribeira da Oliveirinha. No horizonte, avista o pequeno ilhéu Salta Manitos.

  • Coordenadas: 37.897948, -8.797030

O popular restaurante Pedra da Casca vive junto à praia, com uma esplanada de belas vistas. A comida é bem confecionada, de serviço é rápido e simpático – experimente a cataplana de marisco.

 

 

Praia da Samoqueira

  • Coordenadas: 37.867803, -8.793435

Mais para sul, a 5 minutos de carro da praia de Vale de Figueirós, fica a Praia da Samoqueira, protegida por rochedos e falésias, de fácil acesso e com estacionamento.

A praia tem rochas, especialmente na maré baixa, que realçam a sua singularidade. Pontualmente formam-se pequenas piscinas naturais, entretendo plenamente os mais pequenos.

 

 

Praia do Serro da Águia

  • Coordenadas: 37.862217, -8.793703

A poucas centenas de metros da Samoqueira, não tarda a avistar a pequenina Praia do Serro da Águia que acede por uma escadaria (com estacionamento por perto). É uma deliciosa praia de enseada, rochosa, de mar tranquilo e resguardada de fortes ventos pelas falésias altas.

 

Praia do Salto

  • Coordenadas: 37.860616, -8.793772

A escassos metros da praia do Serro da Águia, avista a Praia do Salto: outro recanto de grande beleza e vistas gloriosas. O areal, protegido de ventanias, abraça um mar adormecido – todo o cenário incita ao repouso.

É oficialmente uma praia naturista (são menos duma dúzia em Portugal), e para alguns a melhor de todas.

 

Praia da Cerca Nova

  • Coordenadas: 37.859388, -8.793853

Ao pé surge a Praia da Cerca Nova, um areal de média dimensão que acede pela sua área norte. Tem duas áreas distintas divididas por um pequeno promontório – no sul avista um imponente rochedo.

É agradável, com várias rochas espalhadas, por isso tenha sempre cuidado ao mergulhar.