Início Portugal Área Metropolitana de Lisboa Sesimbra

Sesimbra

Praia da Ribeira do Cavalo

  • Coordenadas: 38.432991, -9.129290 

A pouco mais de 3 km do centro de Sesimbra, fica a encantadora Praia do Ribeiro do Cavalo – uma preciosidade revelada ao mundo pelas redes sociais.

Do Porto de Abrigo de Sesimbra tome a polvorosa estrada de terra batida para poente – 5 minutos e chega a uma curva com uma fila de carros estacionados.

Depois enfrenta o trilho, 25 minutos de média dificuldade até descer ao areal – também pode ir de barco até à praia, a partir do Porto de Abrigo (por volta de €15 por pessoa com um mínimo de 4 pessoas).

 

 

Cabo Espichel

  • Coordenadas:  38.415463, -9.216167

Para ocidente, 20 minutos, no canto sudoeste da Península de Setúbal descobre o Cabo Espichel donde as soberanas ondas do atlântico deixam a sua marca na costa rochosa.

Por perto, eleva-se o Farol do Cabo do Espichel, bem conservado para a sua idade – desde 1790 que é um ponto de luz para as embarcações que passam por estas bandas.

Para norte, descortina o recôndito Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, donde existiu um culto intenso da virgem que os marinheiros rezavam durante momentos de aperto.

  • Coordenadas: 38.420489, -9.214096

O templo data do século XVII, e no interior verá pinturas preciosas e uma tribuna para os monarcas visitantes. Os edifícios que ladeiam a igreja, são aposentos para os peregrinos no século XVIII.

A poucos metros da igreja principal, junto às falésias, avista a pequena Ermida da Memória – está no centro da lenda da nossa Senhora do Cabo.

  • Coordenadas: 38.420869, -9.216526

A lenda diz-nos que num sonho dois idosos viram a mula da Nossa Senhora a carregar a Nossa Senhora pela falésia do Cabo Espichel. E claro, o povo sabia que de fato existem pegadas de animais na falésia do Cabo Espichel.

Aparentemente, são pegadas de dinossauros. Em séculos passados, o povo não sabia destes animais, e a lenda fundiu-se com o culto da Nossa Senhora do Cabo.