Início Portugal Alentejo Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

Igreja de Nossa Senhora da Graça

A 200 metros do Forte, emerge a Igreja de Nossa Senhora da Graça (Rua Barbosa Viana) do início do século XVI.

Igreja da Nossa Senhora da Graça
  • Coordenadas: 37.723504, -8.781860

Existe muito pouco da igreja original: 2 vezes foi quase destruída: por terramoto e por uma invasão de piratas magrebinos que saquearam a localidade – não é à toa que agora é conhecida como Vila Nova de Milfontes. Em 1590 a povoação foi devastada por um ataque.

Como resposta ao ataque foi erguido o Forte de São Clemente da ordem de Santiago – das cinzas ergueu-se a nova povoação e sob a porta da igreja verá uma pequena insígnia da ordem de Santiago.

No centro da charmosa freguesia (do concelho de Odemira) emergem vários bons restaurantes, pastelarias, alinhados com as tradicionais residências caiadas de branco, cuja uniformidade reforçam a identidade da localidade.

  • Coordenadas: 37.724434, -8.783465

Um dos restaurantes mais populares, perto do centro, é o Tasca do Celso (rua dos Aviadores 34), encantador restaurante familiar que serve peixe fresco para além doutras especialidades da casa.

Outra boa alternativa é o Pátio Alentejano na Rua do Pinhal 4: espaço adorável a preços acessíveis; comida regional bem confecionada e de porções generosas.

  • Coordenadas: 37.727129, -8.779489

Se ambiciona um alojamento no coração da localidade com vista para a Praia da Franquia e Rio Mira, tem o cómodo Hotel HS Milfontes Beach – Duna Parque Hotel Group, na avenida marginal, bem perto do Forte de São Clemente.

  • Coordenadas: 37.723530, -8.784005

É um hotel (3 estrelas) com restaurante, uma pequena piscina (estacionamento grátis) e com uma boa relação preço-qualidade –  quartos com boa dimensão e funcionais.

 

 

Praia das Furnas

  • Coordenadas: 37.719761, -8.783780

Se quer afastar-se da multidão, então a belíssima Praia das Furnas é uma boa opção – na outra margem do rio Mira. Durante os meses de verão, pode usar o serviço de ferry que atravessa o rio (por menos de €5 – ida e volta).

A praia é particularmente popular entre os surfistas, mas as ondas não são grandes e  pode nadar no rio de águas mais calmas – os jovens salva-vidas supervisionam a praia durante os meses de verão. Com amplo espaço para estacionamento.

1
2
3
4