Início Portugal Alentejo Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes

Praia dos Aivados

  • Coordenadas:  37.806212, -8.797061

A 10 km para norte, não tarda a encontrar a Praia dos Aivados no fim duma polvorosa estrada de terra batida. É irresistivelmente selvagem e invariavelmente seduz os surfistas mais experientes –  tem pouco espaço de estacionamento.

  • Coordenadas: 37.801891, -8.775721

A 3 km da praia, para este, fica O Amândio (Ribeira da Azenha), tradicional restaurante de serviço rápido e simpático – com saborosa carne grelhada, peixe fresco e  saladas deliciosas.

 

 

Praia da Ilha do Pessegueiro

  • Coordenadas: 37.829506, -8.792039

A deslumbrante Praia da Ilha do Pessegueiro fica a 5 km para norte da Praia dos Aivados, 15 minutos de carro, já na freguesia de Porto Covo (concelho de Sines), é um vasto areal de águas limpas, vigiado, para onde corre a ribeira do Cordo do Pessegueiro.

Com uma vista privilegiada para a ilha do Pessegueiro donde persiste, no topo, as ruínas do Forte de Santo Alberto do Pessegueiro (século XVI) – também conhecido como Forte da Ilha de Fora.

  • Coordenadas: 37.828404, -8.791060

No extremo sul do areal, no topo da colina, emerge outro forte, o Forte da Ilha Interior (século XVII) – ambos cruzavam fogo intenso a todos que se atreviam a entrar por estas bandas sem serem bem vindos, normalmente corsários e piratas com pouco amor à vida.

 

 

Rota Vicentina

A Rota Vicentina é uma iniciativa que promove a divulgação dos trilhos que atravessam a Costa Vicentina – a primavera e o outono são as estações mais indicadas para caminhadas. Vila Nova de Milfontes está associada ao Trilho dos Pescadores.

O Trilho segue a costa e fornece uma visão singular da inspiradora paisagem da região. Para norte ruma para Porto Covo (20 km), passando pela Praia de Malhão e Aivados. Porto Covo é uma típica povoação costeira com bons restaurantes e uma costa gloriosa.

Para Sul caminha para Almograve (15,5 km) – passando pela praia das Furnas até à Praia da Zambujeira do Mar: usufrua da costa indomável, prolífica, do cheiro a mar e da ocasional saudação dum pássaro – assegure-se pelo caminho bons níveis de hidratação.

O percurso total do Trilho (125 km) começa em Porto Covo e culmina no Cabo de São Vicente no Algarve.

 

 

Praia de Almograve

  • Coordenadas: 37.652974, -8.801415

A 15 km, para sul, da Vila Nova de Milfontes, é das praias mais famosas na região. A maneira mais conveniente de chegar à Praia de Almograve é com o seu próprio carro, mas alguns se aventuram pelo fascinante, desafiante, Trilho dos Pescadores.

 

O que Ver Perto de Vila Nova de Milfontes:

Para norte, tem o Porto Covo (20 minutos pela CM1072), a cidade de Sines (40 minutos pela CM1072 e N120-1) e Santiago de Cacém (45 minutos pela CM1072).

Para sul, 30 minutos de carro, encontra Zambujeira do Mar, pela N393. Também a meia hora pela N393, para sudeste, tem Odemira. Aljezur fica sensivelmente a uma hora, para sul, pela N393 e N120

Se planeia passar férias em Milfontes, é recomendável que use o seu próprio carro ou alugue um. Existe um serviço regular de autocarros que liga Lisboa e Vila Nova de Milfontes (Rede Expressos), demora 3,5, horas de Sete Rios (Lisboa), e custa menos de €20 por adulto. Consulte https://www.rede-expressos.pt/

Zambujeira do Mar

    No sul da costa alentejana está Zambujeira do Mar, pequena localidade no litoral com menos de 1 000 habitantes. O centro pacato é um...

Odemira

    A pacata Odemira nos confessa uma paisagem que é tanto rica como diversa - é o maior município do país, limitado, a norte, por...

Santiago do Cacém (Alentejo)

Santiago do Cacém - um agradável povoamento dominado por um castelo e com as fascinantes ruínas romanas de Miróbriga na sua periferia.

Aljezur

O centro histórico espalha-se para além da ponte sobre o rio Aljezur, com uma rede de ruas estreitas através de casas caiadas de branco até aos restos de um castelo...

A costa alentejana

A costa alentejana se estende por mais de 150 quilómetros, da baía de Setúbal até ao Algarve ocidental. A maioria das praias são pouco desenvolvidas...
1
2
3
4