Terça-feira, Novembro 12, 2019
Açores (Portugal)

Açores (Portugal)

Ilha de São Miguel (Açores)

As imagens da Lagoa das Sete Cidades aparecem em todos folhetos e promoções turísticas, de modo que tornou-se a ilha mais conhecida do arquipélago...

Ilha do Pico (Açores)

A segunda maior ilha dos Açores tem algo para todos. Explorar as terras altas da ilha e apreciar o cenário de padrões de nuvens em torno da montanha é motivo suficiente para vir à ilha do Pico.

Ilha do Faial (Açores)

A pitoresca Horta tem um importante porto e a cidade domina a ilha, onde a História está sempre presente: nas ruas e edifícios antigos, e com o Pico imperiosamente presente no canal .

Os Açores são o segredo mais bem guardado da Europa: tranquilo, de rara beleza e sempre acolhedor.

Festas religiosas e seculares são parte integral da sua história e tocam nas vidas de cada ilha. Agora há também regatas de vela, torneios de golfe, torneios de pesca desportiva, e outros eventos que surgem como surpresa. Há tanto por explorar, e este arquipélago deve ser explorado como um licor raro.

Os Açores têm um clima suave e uniforme, rodeado por uma enorme extensão de mar e influenciado pela corrente quente do Golfo.

Isto significa que a temperatura média no inverno é  de 12 ºC, caindo para  5 °C na noite; as geadas ocorrem apenas acima de 1 000 metros. No verão, a temperatura média é de 24 °C, com um máximo de 28 °C.

Nas ilhas é comum ouvir-se se que se pode ter as quatro estações no mesmo dia  – e é verdade. Se estiver a chover na parte da manhã, não desespere – passado três horas pode haver sol e céu claro.

Há nove ilhas e se tentasse ver todas numa visita, precisaria de várias semanas para lhes fazer justiça. Se tentar visitar muitas ilhas num curto período, vai acabar a gastar uma quantidade de tempo só nesta logística.

Se tem apenas uma semana, será melhor concentrar-se na maior e diversificada ilha  – São Miguel.

Se tiver mais tempo, combine São Miguel com Faial, Pico e talvez Terceira, (estas ilhas facilmente levam duas semanas) e depois pode ver as outras ilhas em futuras visitas.

Os voos levam cerca de duas horas de Lisboa para os Açores. Do resto da Europa, há voos diretos de Londres, Paris, Frankfurt, Amesterdão, Copenhaga, Paris para além das doutras cidades de Portugal: Porto, Faro e Funchal via SATA Internacional (www.sata.pt) ou TAP Air Portugal (www.flytap.com).

Dos EUA e Canadá há voos diretos (SATA) durante todo o ano para Ponta Delgada e mais no verão.

Quanto ao alojamento turístico, este varia imenso, do conforto-padrão de hotéis, hotéis-apartamentos, resorts as deliciosas casas senhoriais. Além de hotéis, há também apartamentos, casas, pequenas pousadas e parques de campismo.

São Miguel tem assistido ao maior aumento de hotelaria, principalmente em torno de Ponta Delgada, assim como noutras áreas da ilha. Angra, na ilha Terceira, e Horta, ilha do Faial, também têm assistido a um incremento.

Há acomodação em todas ilhas inclusive Corvo. Muitos hotéis têm agora suites, oferecendo tarifas especiais para crianças, ou com uma cama extra. Uma Pensão ou residencial localiza-se normalmente no centro duma cidade ou vila e o mobiliário pode ser um pouco espartano. No entanto, nos últimos anos, muitas têm sido remodeladas e oferecem bom valor.

Geralmente, a maioria dos restaurantes está aberto nas horas habituais: 12:00-15,00 e 18:30-23:00. Dependendo da cidade ou ilha, estão fechados durante todo o dia, no domingo (especialmente em Ponta Delgada) ou segunda-feira, mas há sempre um aberto.