Estendendo-se por mais de 30 km para oeste de Lisboa, a Costa do Estoril é um passeio agradável, para fora de Lisboa, ao longo de avenidas à beira-mar.
Estoril e Cascais são sempre uma alternativa barata e agradável a Lisboa. São áreas bem posicionadas para viagens para Sintra e para a praia do Guincho. Comboios saem a cada vinte minutos do Cais do Sodré parando em Belém, nas praias de Oeiras e de Carcavelos.

- Coordenadas: 38.705908,-9.14437
Pela estrada, a costeira N6 (Avenida Marginal) passa pela maior parte dos centros à beira-mar; e a autoestrada A5 (Autoestrada do Oeste) guia-o em meia hora de Lisboa a Cascais – em Lisboa siga em direção ao Centro Comercial Amoreiras e depois é só seguir as indicações.
A caminho de Estoril
Oeiras
Após Belém, o primeiro interessante subúrbio é Oeiras, onde o Rio Tejo se transforma oficialmente em mar.

As passagens ribeirinhas estão a ser melhoradas e a praia foi recentemente limpa, mas a maioria das pessoas ainda prefere nadar na Piscina Oceânica de Oeiras.

- Coordenadas: 38.684766,-9.311601

Coordenadas:38.676967,-9.319021
Uma boa razão para aqui parar é a casa antiga do reconstrutor de Lisboa após o terramoto de 1755 – o Palácio, e respetivo jardim, do Marquês de Pombal – um dos maiores estadistas europeus do século XVIII.
- Coordenadas: 38.692557,-9.315641
O Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, Sebastião José de Carvalho e Melo, foi embaixador de Portugal em Londres, Viena (donde conheceu a sua mulher austríaca) e, mais tarde, foi o poderosíssimo ministro de Portugal do Rei Dom José I.
Ao passar pela sala da Concórdia repare na imagem do teto, donde o Marquês aparece no meio dos dois irmãos, unidos numa aliança fraternal, pois todos detinham importantes cargos no reino. A capela da Nossa Senhora da Mercês do Palácio é uma verdadeira obra de arte, de enorme elegância.