Home A Oeste de Faro Visitar Aljezur

Visitar Aljezur

A estrada medular da costa vicentina (N120) tranquilamente nos leva à sonolenta Aljezur. Faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina –  emaranhado de tojos, urze, malva e praias fantásticas.

Castelo de Aljezur

  • Coordenadas: 37.316248,-8.805012

Parte da atraente vila é mourisca, a área ocidental. Através duma rede estreita de casas caiadas, chega aos restos do antiquíssimo Castelo Mouro de Aljezur (século X) da Gharb Al Andaluz.

Sobrevivem as paredes, algumas torres e a cisterna, com excelentes vistas da área circundante. Fazia parte do sistema de fortificações que defendia a capital regional: Silves

Difícil de imaginar hoje, mas no século X a ribeira Aljezur era navegável e havia um porto fluvial do império Almorávida (os rigorosos monges-soldados do Islão).

Foi conquistado no século XIII e passa para o jovem reinado de Portugal (Dom Afonso III). Foi o último a ser tomado no Algarve, donde se destacou o mestre Paio Peres Correia da ordem de Santiago – cuja sede ficava em Alcácer do Sal.

Casa Museu Pintor José Cercas

  • Coordenadas: 37.318108,-8.803976

O regresso à vila é um lindo passeio, 5 minutos, acompanhado pelas vistas deslumbrantes. Tem um trio de museus; o único que merece visita é a Casa Museu Pintor José Cercas, que exibe as obras do artista José Cercas – viveu na casa até 1992.

Os quadros de paisagens e das cenas religiosas complementam a casa atraente e o seu jardim tranquilo. No coração da vila, há cafés e restaurantes baratos, a maioria ao longo da cardinal rua 25 de Abril.

  • Coordenadas: 37.317194,-8.803466

O tradicional Pont’a Pé, perto do centro de turismo (Largo da Liberdade 16) é acolhedor e especialista em pratos regionais a preços moderados.

Burros & Artes

  • Coordenadas: 37.337972, -8.777317

A 10 minutos da vila, para o interior campestre, surge um lugar especial: Burros & Artes. Sofia e Elsa são 2 amigas que se uniram para abrir um negócio.

Aqui pode participar em magníficos workshops de olaria ou passear pela natureza na excelente companhia dos burros. A relação que cria com esses animais, em poucas horas, é inacreditável.

Passeia por áreas rurais e ao longo da Costa Vicentina – junto ao castelo árabe ou explora a costa de Rogil com praias quase selvagens.


Mais Artigos Sobre O Algarve:

1
2
3
4