Portugal Área Metropolitana de Lisboa Sesimbra

Sesimbra

Sesimbra fica a 40 km de Lisboa no extremo da Península de Setúbal – integrada no Parque Natural da Arrábida é dos espaços mais preciosos e bonitos do litoral português. Muita gente da Área Metropolitana de Lisboa passa aqui alguns dias.

É uma terra de grande beleza, com paisagens de serrania que se cruzam com as de mar. Floresceu como terra de pescadores e foi dom Dinis, princípios do século XIV, que a elevou a vila. Já o Camões a chamava piscosa: terra de peixe e no seu tempo aqui pescava-se atum.

No século XIX, chegou a ter 9 fábricas de conservas de peixe e os pescadores continuam a ir ao mar, mas nas últimas décadas modificou-se profundamente e, mantendo fiel às suas origens, é agora um polo de turismo.

O concelho é pequeno, pouco mais de 50 mil habitantes, mas no verão dobra a sua população, porque a sua praia é muito boa e de mar afável.

 

  • Coordenadas: 38.442866, -9.101265

Mesmo no centro da vila, a Fortaleza de Santiago divide o real em duas praias, construída para proteger a costa de Sesimbra. Começou como forte manuelino contra corsários e piratas.

Depois o Dom João IV (século XVII) faz um forte maior e a sua presença contribui imenso para que a vila crescesse interior para a costa. Agora reformado da sua função militar, a Câmara Municipal de Sesimbra deu-lhe uma aplicação turística e museológica.

No seu interior irá descobrir uma solarenta esplanada, loja com produtos do concelho, o centro de turismo e o Museu Marítimo de Sesimbra que nos narra o passado marítimo da povoação.

 

  • Coordenadas: 38.442898, -9.105394

No lado oeste da Fortaleza  (olhando para o mar é o seu lado direito)  se estende a Praia do Ouro que culmina num quebra-mar perto do Cais dos Pescadores. A história da pesca é homenageada com arte de rua na vila, mas são os barcos coloridos junto aos cais que verdadeiramente honram a tradição piscatória do concelho.

A praia é vigiada, esplêndida, de mar tranquilo e limpa – com estacionamento pago (lotado no verão). O Porto de Recreio de Sesimbra fica a 1 km, para oeste, com um par de lojas e restaurante, e espaço para cerca de 200 embarcações. É agradável e oferece um lindo panorama da baía.

  • Coordenadas: 38.436054, -9.114954

Como é natural, há muitos restaurantes que servem peixe e frutos do mar grelhados e no seu passeio, entre a Praia do Ouro e o Porto de Recreio, descobre o acolhedor Lobo do Mar (avenida  dos Náufragos), um espaço descontraído e com história na povoação.

  • Coordenadas: 38.441137, -9.114636

O peixe fresco chega da baía até ao seu prato e é bem confecionada com um serviço atencioso. Os preços são acessíveis e no verão convém reservar ou chegar mais cedo.

 

 

  • Coordenadas: 38.441376, -9.095192

No lado este da Fortaleza de Santiago (olhando para o mar, é o seu lado esquerdo) se expande a Praia da Califórnia ladeada pela avenida 25 de Abril. O areal é longo, com espaço para todos. De mar sereno, temperatura agradável, de fácil acesso é vigiada no verão e com espaço de estacionamento.

Nas suas costas competem, pela sua atenção, lojas de comércio tradicionais e promessas duma refeição deliciosa. Uma boa oportunidade é a simpática Casa Mateus (Largo Anselmo Braamcamp n.º 4) fica por detrás da avenida 25 de Abril, bem perto do mercado municipal.

  • Coordenadas: 38.443079, -9.099675

É um espaço pitoresco, pratos tradicionais com um toque pessoal, com boa carta de vinhos e atendimento caloroso – convém reservar.

Se ficar por mais dum dia em Sesimbra, outra boa opção fica a um par de metros – o castiço O Rodinhas  (rua Marquês de Pombal 25).

  • Coordenadas: 38.443197, -9.099555

É pequeno, o que explica o tempo de espera para uma mesa no verão, mas a sua paciência é recompensada com petiscos deliciosos e com um ambiente simpático  – experimente a roda de marisco e sairá satisfeito.