- Coordenadas: 38.239868,-8.045527
Alvito é uma povoação de grandes encantos, dominada pelo Castelo – agora Pousada. Fica a 15 minutos de Viana do Alentejo e a 40 minutos de Beja (pela IP2).
O Barão de Alvito, João Fernandes da Silveira, é o 1.º Barão em Portugal e 1.º fidalgo que não é guerreiro. Foi funcionário do rei e os seus pares fazem troça quando, nas festas da corte, surge com uma espada na cintura…
O Castelo (1494) é uma construção híbrida curiosa: arte manuelina-mudéjar, um estilo também visto na Ermida de São Sebastião na orla da cidade, donde há belas vistas das planícies cultivadas.


- Coordenadas: 38.257862, -7.991999
A falta de pedigree militar afetará um dos filhos do 2.º Barão, Dom Diogo: é quem constrói este edifício. Foi um grande diplomata, e o seu filho apaixona-se pela filha do Marquês de Vila Real (primo do rei).
O sentimento é mútuo, porém, não pode prosseguir nas suas intenções – por ordem do rei. Após várias aventuras, de quem quer perder-se no norte de África, encontra outra mulher que o resgata – foi um casamento feliz.
Quando chegamos ao 5.º Barão de Alvito, Dom Rodrigo Lobo da Silveira, já é um fidalgo educado na arte da guerra desde pequenino. Imaginem: acompanha o rei Dom Sebastião até Alcácer Quibir em Marrocos.
Sob o peso da armadura, no sol ardente, atravessa as terras áridas. A maioria está exausta quando avista a nuvem de milhares e milhares de soldados muçulmanos: composto pelo resistente exército sádida, enraivecidos andaluzes (expulsos de Espanha), o apoio militar do império Otomano, aliados argelinos e ainda tribos árabes.
Aquando da divulgação dos planos, fidalgos experientes pensam que o que rei propõe é, estrategicamente, um suicídio – para muitos tem zero hipóteses de sucesso, nenhuma hipótese. Preferem adiar a batalha ou retirar para Larache.
O 5.º Barão de Alvito interpela o confessor do Dom Sebastião. Pede que lhe abra os olhos, que se for ele a manifestar-se talvez o monarca perceba que deste martírio não virá mérito ou boa fortuna.
Chega a propor prender o rei, porque um país de enorme valor não se pode afundar devido aos devaneios de um, mesmo que este seja o rei.
Como é ignorado, afasta-se para rezar um Pai Nosso. Depois fecha o elmo e bate-se até ao fim: naturalmente foi um dos muitos mortos… Neste episódio, Portugal perde a sua nata militar e Espanha aproveita para anexar, temporariamente, Portugal.
O 5.º Barão de Alvito vinha duma família gozada por não ter linhagem militar: porém, falava com honestidade, tem a sabedoria de propor o afastamento de quem não tem condições e, no fim, combate corajosamente…
Com o tempo serão marqueses, os da Silveira Quaresma, e vários terão honrosas carreiras militares.
Para além do castelo, tem especial destaque as muitas casas com janelas esculpidas, os jardins da cidade, o pequeno mercado e o Pelourinho típico na Praça da República – ocupam 1 hora do seu tempo.

- Coordenadas: 38.256971, -7.991914
Não há necessidade de ficar mais tempo, mas a Pousada do Castelo de Alvito é certamente um lugar agradável e tranquilo. Se estiver lotada então a Hospedaria A Varanda, de frente para o castelo, é uma boa opção.


- Coordenadas: 38.257170, -7.992240
A Horta da Lameira, a 10 km, muito perto da Vila Nova da Baronia, tem quartos confortáveis e piscina.



- Coordenadas: 38.262607, -8.047718
O centro de turismo fica no Largo do Relógio, atrás da Câmara Municipal, ao lado do mercado.