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Chiado e Bairro Alto (Lisboa)

Chiado é o coração da Lisboa romântica, burguesa, do século XIX. Para um guia sobre a capital: O que visitar em Lisboa. A oeste da Baixa, perto do Rossio e Cais do Sodré, emerge estendendo-se até ao Bairro Alto.

Chiado

Centro Comercial Armazéns do Chiado

Sofre grandes danos no incêndio de 1988, e muitas lojas na Rua do Crucifixo foram destruídas. Das cinzas emerge a nova fachada de mármore do centro comercial Armazéns do Chiado que reproduz as fachadas das antigas lojas.

Coordenadas: 38.710977,-9.13947

A Brasileira

Chiado continua a ser dos bairros mais distintos, miscelânea de lojas da moda com tradicionais cafés, como a centenária A Brasileira (Rua Garrett 120) – frequentada por gerações de líderes e intelectuais no século XX, donde se destaca o poeta Fernando Pessoa.

Coordenadas: 38.710662,-9.142008

Fernando fez parte da 1.ª geração do modernismo em Portugal, recebendo fortes influências da república (1910) e das vanguardas europeias (movimento artístico que rompe com a tradição do século XIX).

Produz obras com o seu próprio nome como a nacionalista “Mensagem”, mas também por heterónimos (cerca de 60 personalidades como Alberto Coelho, Ricardo Reis e Álvaro de Campos).

Estes têm qualidades físicas, datas de nascimento distintas e pensam realmente de forma diferente. Por exemplo, Ricardo Reis é monarquista, autor neoclássico, enquanto Fernando Pessoa é convicto republicano e modernista.

Basílica da Nossa Senhora dos Mártires

Por perto tem a Basílica da Nossa Senhora dos Mártires, construída gradualmente a partir do século XII – atualmente em estilo barroco e neoclássico, erguida no local do acampamento dos cruzados que participaram no cerco da Lisboa muçulmana.

  • Coordenadas: 38.710387,-9.141421

Perto, tranquilos 2 minutos para a Rua Serpa Pinto, descobre o Teatro Nacional de São Carlos (século XVIII) em estilo neoclássico e rococó – dos poucos no mundo que permanece autêntico desde a sua construção.

Teatro Nacional de São Carlos
  • Coordenadas: 38.709528,-9.141758

Entre na sala principal de ópera, exatamente como era frequentada por reis, nobres e novos burgueses. Nesta época, é a elite que assiste à ópera e na área central fica a Tribuna Real, de cortina fechada até à chegada da família real.

Interior do Teatro Nacional de São Carlos

A curta distância descobre o Museu de Arte Contemporânea.

Museu de Arte Contemporânea

O Museu Nacional de Arte Contemporânea reside num edifício elegante. Não é o original (danificado no incêndio do Chiado).O novo museu é construído em torno duma fábrica de biscoitos do século XIX, explicando a presença dos fornos antigos.

  • Coordenadas: 38.70846,-9.141161

Os 3 andares exibem trabalhos dos artistas portugueses mais influentes a partir do século XIX. Os destaques incluem o retrato do grande poeta Antero de Quental por Columbano Bordalo Pinheiro, a bela escultura A Viúva de António Teixeira Lopes e algumas cenas evocativas de Lisboa por Carlos Botelho e José Malhoa.

Quental lutou por uma sociedade justa e um povo evoluído. Contra a excessiva influência religiosa nos órgãos de poder, discorda do centralismo estatal e a favor do desenvolvimento da pequena burguesia.

Quando Columbano Bordalo Pinheiro faz o seu retrato, é um homem desiludido com as parcas concretizações da sua geração e com o conservadorismo do país. Dois anos após o retrato, suicida-se.

Bairro Alto

Praça Luís de Camões
  • Coordenadas: 38.7106138,-9.1433649

Durante o dia, as ruas estreitas do século XVII são pacatas, familiares. À noite, transfiguram-se com as multidões à volta dos pequenos bares e restaurantes calorosos.

Muitas das vias mais interessantes ficam a oeste da Rua da Misericórdia, rede confusa de ruas e edifícios com grafitti.

No século XV, era terras de Abraão Ben Samuel Zacuto, astrónomo judeu expulso de Espanha – fundamental para que Portugal descobrisse o caminho marítimo para a Índia.

Chega ao Bairro Alto a pé ou por 2 proezas de engenharia – elétricos elevadores. O Elevador da Glória (1885) liga o bairro diretamente com Praça dos Restauradores.

Elevador da Glória
  • Coordenadas: 38.714707,-9.144417

O Elevador da Bica sobe da Rua Loreto ao pé do Bairro Alto.

Elevador da Bica
  • Coordenadas: 38.709409,-9.146387

A 3.ª abordagem possível é pelo Elevador da Santa Justa e fica ao lado do Convento do Carmo.

Elevador da Santa Justa

A partir do Elevador da Glória a São Roque

O Elevador da Glória leva-nos ao topo da colina. É recompensado nos jardins adjacentes com a vista soberba da cidade e do Castelo de São Jorge.

  • Coordenadas: 38.715061,-9.144405

 Igreja de São Roque

Ao descer para a esquerda, na esquina verá a Igreja de São Roque (século XVI) no Largo Trindade Coelho. Era a Casa Mãe dos jesuítas.

Coordenadas: 38.713516,-9.143469

Após a expulsão do Padre António Vieira pelos colonos do Maranhão (Brasil), é neste templo que anuncia que os verdadeiros cristãos no Brasil não são os colonos, mas os índios – horrorizando a família real que assistia.

De exterior austero, o interior revela capelas ricamente trabalhadas com tetos barrocos. Um dos destaque é a Capela de São João Baptista.

Capela de São João Baptista na Igreja de São Roque

Foi das comissões mais bizarras do seu tempo e estima-se a mais cara. Foi encomendada em 1742 por Dom João V para homenagear o seu padroeiro e projetada pelo arquiteto papal (Vanvitelli).

Utiliza os materiais mais caros, incluindo marfim, ágata, pórfiro e lápis-lazúli – erguida no Vaticano para o Papa celebrar a missa. Depois desmontada e enviada para Lisboa.

Ao lado, o Museu de São Roque exibe pinturas do século XVI, XVIII e a requintada coleção de cálices.

Museu de São Roque
  • Coordenadas: 38.7134932,-9.1431854

Convento do Carmo

Descendo a rua da Trindade, num par de minutos, chega ao Largo do Carmo com um par de simpáticas esplanadas de frente para os arcos góticos do Convento do Carmo – onde Nuno Alvares Pereira se retirou (foi o patrocinador do convento).

Largo do Carmo
  • Coordenadas: 38.712141,-9.140246

Foi destruído no terramoto de 1755. É deste acontecimento que surge a expressão “Cair o Carmo e a Trindade” – na altura os 2 conventos mais importantes no Bairro Alto.

De igual modo, a expressão “Rés vés Campo de Ourique” (por um triz) advém do facto de Campo de Ourique ter sobrevivido ao terramoto que atingiu  8,7 a 9 da escala Richter – das 20 000 habitações em Lisboa, apenas 3 000 sobreviveram.

O convento abriga o magnífico Museu Arqueológico do Carmo – com muitos tesouros oriundos dos mosteiros dissolvidos (após a extinção das ordens religiosas em 1834).

No interior repousa uma série de túmulos de grande importância, como Dom Fernando I, cuja morte desencadeia a crise 1383-1385 contra Castela e donde Nuno Álvares Pereira se destaca.

Rei Fernando I

Outras peças notáveis incluem mosaicos hispano-árabes do século XVI. Há também um modelo do antigo convento e um sarcófago egípcio (793-619 antes de Cristo).

Parte do antigo convento é também o atual quartel da Guarda Nacional Republicana, onde se refugia no dia 25 de Abril de 1974 o último presidente do conselho do Estado Novo (Marcello Caetano).

O edifício foi cercado pelo MFA (movimento militar que origina a revolução) e Salgueiro Maia força-o a renunciar pacificamente. Os soldados pediram a um vendedor de flores, cravos para colocar nos canos das suas armas, como sinal de que não haveria derramamento de sangue.

As únicas 4 mortes que ocorreram foram cometidas pela PIDE (polícia política do regime ditatorial), quando estes cidadãos se manifestavam em frente à sede da PIDE.