Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Chiado e Bairro Alto (Lisboa)

Chiado e Bairro Alto (Lisboa)

No lado oeste da Baixa de Lisboa, perto do Rossio e Cais do Sodré, fica Chiado que se estende em direcção ao Bairro Alto. Foi o coração da Lisboa romântica e burguesa do século XIX.

Sofreu grandes danos no incêndio de Agosto de 1988, e muitas das lojas antigas na Rua do Crucifixo foram destruídas.

Actualmente, as novas fachadas de mármore do centro comercial Armazéns do Chiado reproduzem as fachadas das lojas antigas.

Coordenadas: 38.710977,-9.13947

Chiado continua dos bairros mais distintos da cidade, uma miscelânea de lojas de moda com tradicionais cafés, nomeadamente a centenária A Brasileira (Rua Garrett 120) – que foi frequentado por gerações de líderes literários e intelectuais do século XX, donde se destaca o poeta Fernando Pessoa.

Coordenadas: 38.710662,-9.142008

Fernando Pessoa fez parte da primeira geração do modernismo em Portugal, recebendo fortes influências da proclamação da república (1910) e das vanguardas europeias – movimento artístico literário que rompe com a tradição cultura do século XIX.

Produziu obras com o seu próprio nome (autónimo) nomeadamente a nacionalista “Mensagem” mas também através de heterónimos (cerca de setenta personalidades como Alberto Coelho, Ricardo Reis e Álvaro de Campos).

Estes heterónimos têm qualidades físicas e datas de nascimento distintas – pensam mesmo de forma diferente. Por exemplo Ricardo Reis é monarquista, autor neo-clássico, enquanto que Fernando Pessoa é convicto Republicano e modernista.

Por perto fica a Basílica da Nossa Senhora dos Mártires, construída gradualmente a partir do século XII – actualmente de estilo barroco e neoclássico, fica exactamente no local do acampamento dos cruzados que participaram no cerco de Lisboa.

  • Coordenadas: 38.710387,-9.141421

Perto, meros dois minutos para sul na Rua Serpa Pinto, encontra o Teatro Nacional de São Carlos (século XVIII), de estilo neoclássico e rococó, é dos poucos no mundo que permanece autêntico desde a sua construção.

Teatro Nacional de São Carlos
  • Coordenadas: 38.709528,-9.141758

Poderá entrar na sala principal de ópera, que está exactamente como era frequentada por Reis, nobres e novos burgueses. Nesta época, é a elite que assiste à Opera. Na área central encontra-se a Tribuna Real, que ficava de cortina fechada até à chegada da Família Real.

Interior do Teatro Nacional de São Carlos

A poucos segundos está o Museu de Arte Contemporânea, com obras de arte que datam a partir de meados do século XIX.