Início Área Metropolitana de Lisboa Lisboa Chiado e Bairro Alto (Lisboa)

Chiado e Bairro Alto (Lisboa)

Chiado

No lado oeste da Baixa de Lisboa, perto do Rossio e Cais do Sodré, emerge Chiado que se estende para o Bairro Alto. É o coração da Lisboa romântica, e burguesa, do século XIX.

Centro Comercial Armazéns do Chiado

Sofreu grandes danos no incêndio de agosto de 1988, e muitas das lojas antigas na Rua do Crucifixo foram destruídas. Das cinzas surgiram  as novas fachadas de mármore do centro comercial Armazéns do Chiado que reproduzem as fachadas das lojas antigas.

Coordenadas: 38.710977,-9.13947

A Brasileira

Chiado continua a ser dos bairros mais distintos da cidade, uma miscelânea de lojas de moda com tradicionais cafés, nomeadamente a centenária A Brasileira (Rua Garrett 120) – frequentada por gerações de líderes literários e intelectuais do século XX, donde se destaca o poeta Fernando Pessoa.

Coordenadas: 38.710662,-9.142008

Fernando Pessoa fez parte da primeira geração do modernismo em Portugal, recebendo fortes influências da proclamação da república (1910) e das vanguardas europeias – movimento artístico literário que rompe com a tradição cultura do século XIX.

Produziu obras com o seu próprio nome (autónimo) nomeadamente a nacionalista “Mensagem” mas também através de heterónimos (cerca de setenta personalidades como Alberto Coelho, Ricardo Reis e Álvaro de Campos).

Estes heterónimos têm qualidades físicas e datas de nascimento distintas – pensam realmente de forma diferente. Por exemplo, Ricardo Reis é monarquista, autor neoclássico, enquanto Fernando Pessoa é convicto republicano e modernista.

 

Basílica da Nossa Senhora dos Mártires

Por perto fica a Basílica da Nossa Senhora dos Mártires, construída gradualmente a partir do século XII – atualmente de estilo barroco e neoclássico, fica no local do acampamento dos cruzados que participaram no cerco de Lisboa.

  • Coordenadas: 38.710387,-9.141421

Perto, tranquilos dois minutos para sul na Rua Serpa Pinto, encontra o Teatro Nacional de São Carlos (século XVIII), de estilo neoclássico e rococó, dos poucos no mundo que permanece autêntico desde a sua construção.

Teatro Nacional de São Carlos
  • Coordenadas: 38.709528,-9.141758

Poderá entrar na sala principal de ópera, exactamente como era frequentada por reis, nobres e novos burgueses. Nesta época, é a elite que assiste à Ópera. Na área central fica a Tribuna Real, de cortina fechada até à chegada da Família Real.

Interior do Teatro Nacional de São Carlos

A escassa distância fica o Museu de Arte Contemporânea, com obras de arte que datam a partir de meados do século XIX.